segunda-feira, março 01, 2010

A. W. Tozer: O Relacionamento da Igreja e o Mundo

Enviado por e-mail, por um irmão em Cristo.

O Cristianismo está tão envolvido com o mundo que milhões não notam o quanto se afastaram do padrão do Novo Testamento. Concessões em toda parte. O mundo foi caiado o bastante para passar a inspeção por homens que se dizem crentes.

E o Cristianismo evangélico se vendeu. E está tragicamente abaixo do padrão do Novo Testamento. O mundanismo é parte aceita do nosso modo de viver, a vida religiosa e social em vez de espiritual. Perdemos a arte da adoração! Não produzimos santos! Nossos modelos são certos homens de negócios, atletas famosos e personalidades do teatro. Praticamos as nossas atividades religiosas de acordo com a propaganda moderna.

Nossos lares se tornaram teatros, nossa literatura é superficial os nossos hinos são sacrílicos, mas ninguém parece se importar. Muito do que se passa por Cristianismo do Novo Testamento é pouco mais do que a verdade objetiva adoçada para se tornar agradável ao paladar religioso. Jesus convida os homens a levar a Cruz, e nós os convidamos a se divertirem. Ele o chama para deixar o mundo, e nós dizemos que se eles aceitarem Jesus o mundo será deles. Ele os chama a sofrer, nós os chamamos a gozar do conforto que a civilização moderna oferece. Ele os chama a santidade, e nós os chamamos a uma felicidade barata, que seria rejeitada com desprezo até pelos filósofos estóicos sem falar dos apóstolos.

O novo decálogo, o novo mandamento foi adotado pelos neocristãos dos nossos dias. E a primeira frase diz: "Tu não deves discordar". É um grupo de bem-aventuranças que começa "Bem-aventurado os que toleram tudo porque eles não serão responsáveis por nada". É costume agora falar de diferenças religiosas em público ficando entendido que ninguém vai tentar converter o outro nem mostrar os erros da sua fé. Imagine só Moisés concordando em participar de um debate com Israel sobre o bezerro de ouro; ou o profeta Elias mantendo um diálogo cordial com os profetas de Baal; ou Jesus Cristo procurando se reunir com os fariseus para desfazer as diferenças.

Texto de autoria do Dr. A.W. Tozer escrito há cerca de 50 anos.

Um comentário:

  1. Muito bom. vc recebeu um texto desse mesmo autor que mandei por email pra vc?

    ResponderExcluir