segunda-feira, março 08, 2010

Devocional em Tiago: Obras da Fé

13- Obras da Fé
Por Reinaldo Bui

Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras, cumprindo-se assim a Escritura que diz: Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus. Vejam que uma pessoa é justiçada por obras e não apenas pela fé. Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta (Tg 2.20-26).

Já vimos as distinções necessárias para entendermos esta passagem, conciliando-a com o apóstolo Paulo. Tiago não está questionando a salvação pela fé somente, acrescentando obras, mas está afirmando que a fé genuína repercute em obras, ou seja, as provas de autenticidade da nossa fé partem de uma verdadeira confissão e se manifestam externamente. Podemos provar esta realidade nos dois exemplos que Tiago cita: Abraão e Raabe. Ambos declararam através de suas obras (procedimento não verbal) aquilo que criam. Pode ser que nossas ações estejam tão fora de sintonia com nossa confissão que faz com que esta se torne nula e vazia, por isso devemos nos examinar diariamente. Se um diagnóstico médico equivocado pode ser tão prejudicial a nossa saúde e vida física, quanto mais um diagnóstico errado de nossa fé e conduta? Como podemos então nos avaliar? Veja por exemplo que Tiago demonstra a importância da bondade e compaixão por pessoas em sua carta. Ele menciona o socorro aos necessitados (1.27), e fala do tratamento igual que devemos ter independentemente da condição social, financeira, e isto vale para étnica, intelectual e cultural (2.1-13). São coisas simples, mas estas pequenas coisas revelam grandes verdades. Este espírito solidário e bondoso com os demais é coerente com o caráter de Deus (2.5). Suponha que haja na sua igreja alguns irmãos passando necessidade de alimento e roupa. O que você faz? É possível que você nem queira saber para não correr o risco de ter que ajudar. Então preste atenção ao que Provérbios 29.7 diz: o justo se informa da causa dos pobres, mas o perverso de nada disso quer saber. Só o não querer se informar da necessidade alheia já é uma atitude egoísta e mesquinha, tachada como perversa pelas Escrituras. Pode ser ainda que você queira demonstrar um pouco mais de compaixão com o irmão e diga: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo... qual é o proveito disso? (v.16). Tiago questiona a validade desta atitude hipócrita! Há ainda os mais espirituais que levantam um grande clamor ao Senhor em prol da necessidade que nosso próximo se encontra, sem considerar o pecado de jogar sobre os ombros de Deus uma responsabilidade que é nossa. O apóstolo João escreve em sua primeira carta:

Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade (1Jo 3.16-18).

Repare que gastamos tanto tempo medindo nossas emoções na frente da televisão nas novelas e dramas fictícios e não nos sensibilizamos com as necessidades do nosso vizinho, parentes e irmãos. Viva a realidade e não auto-centrado em um mundo de ficção e fantasia. A indústria do entretenimento lucra à medida que o mundo padece. Precisamos sair do casulo egocêntrico, virtual e fantasioso e encarar a realidade da vida à nossa volta, expressando a bondade de Deus em ações concretas. Pense: o que Deus quer de você? Identifique um ponto em sua vida que você está objetivamente ignorando ou desobedecendo a Deus. Faça como Abraão: Coloque no altar aquilo que você possui de mais valioso. Além disto, identifique um necessitado acerca de quem você possa se informar e estabeleça uma forma possível de você ajudá-lo. Faça a diferença.

Veja a mensagem anterior:

Nenhum comentário:

Postar um comentário