quinta-feira, março 25, 2010

Devocional em Tiago: Estrada Para o Futuro

20- Estrada Para o Futuro
por Reinaldo Bui

Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, não só viveremos como também faremos isto ou aquilo”. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas arrogantes pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Portanto, quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 4.13-17).

Entramos em 2010 recentemente e é bem natural que cada um de nós tenha tomado decisões, feito planos ou pelo menos renovado intenções. Alguns decidiram emagrecer, outros ler a Bíblia em um ano, estudar, casar, etc. Todos temos ambições, planos de futuro, o que é muito natural. Mas se lermos esta passagem superficialmente, é possível que cheguemos a dois mal entendidos. O primeiro é: devemos planejar o futuro? Parece que os versos 13 e 14 sugerem o contrário. A resposta é sim, devemos. Lembre-se que o Senhor Jesus tratou deste assunto em Lucas 14.28-31 e Mateus 6.25. O segundo mal entendido nos leva a pensar: então devemos planejar, mas temos que repetir as palavras conforme descrito no v.15, como se fosse um talismã ou fetiche cristão. A resposta é não. Não se trata disto. Esta passagem dá continuidade ao que se iniciou em 3.13. Sabedoria deve ser demonstrada por um procedimento humilde; e humildade deve ser demonstrada em todo nosso viver (leia 4.6, 7, 10). No entanto, o v.16 fala de uma atitude oposta: Agora, porém, vocês se vangloriam das suas arrogantes pretensões.

Esta tônica negativa mostra que planejamento futuro não é uma área que deva ser excluída de uma vida conforme a vontade de Deus. Podemos projetar nosso futuro conforme a sabedoria humana, isto é, em busca exclusiva da nossa própria glória e interesse, ou manifestar em nosso planejamento a visão de honrar a Deus em primeiro lugar. Há uma diferença significativa entre estas duas perspectivas! Portanto, alguns detalhes devem ser considerados em um planejamento sadio, prudente e humilde. Há um adágio popular que diz: "O futuro pertence a Deus." Embora seja verdadeiro, não significa que não temos nada a fazer. Planejar é compatível com a fé que professamos. Neemias foi alguém que viveu bem próximo de Deus e fez seu planejamento para atingir um alvo. Ele queria reconstruir a cidade de Jerusalém. Orou e planejou como tratar a questão, levantar recursos, convencer autoridades, estudar a situação, estabelecer ações para atingir seu alvo. Planejamento deve considerar a situação, tendências, sonhos, objetivos, recursos, obstáculos, etc. Quanto mais se conhecer a situação e o alvo que se quer atingir, melhor. Mas lembre-se que devemos planejar cônscios de nossa fragilidade pessoal.

Tiago diz: Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Por acaso você está vivendo como se fosse estar aqui para sempre? Estamos de passagem, e não sabemos por quanto tempo. A definição que ele usa é que somos como a neblina (um vapor), que aparece e logo se dissipa. Não saber o que se passará e o que nos acontecerá amanhã deve nos dar humildade diante do futuro. Tenha bem claro em sua mente que sua vida depende de Deus. Ele é quem a dá e quem a tira. Se nossa vida está literalmente nas mãos de Deus, devemos estar submissos à Sua vontade, pois uma postura indiferente a Ele é classificada por arrogância no v.16. Devemos planejar o futuro, cônscios de nossa fragilidade e submissos à vontade de Deus. O verdadeiro servo busca conhecer e fazer a vontade do Senhor. Paulo escreveu em Efésios 5.15-17:

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

Existe uma série de princípios nas Escrituras como este que, se praticados, só temos a ganhar. Se não fizermos com esta atitude, estaremos pecando: Portanto, quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. Lembre-se que suas pretensões falam do verdadeiro Senhor de sua vida.

Veja o devocional anterior:
19- Língua de Trapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário