sábado, março 13, 2010

Consumo de Produtos Piratas no Brasil

Pesquisa revela que 42% dos brasileiros compram piratas
10/10/2007
Fonte: diHITT

Uma pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos, indica que 42% dos brasileiros assumiram que compraram produtos piratas neste ano, mesmo percentual de 2006.

Para a entidade, isso significa que os consumidores desse tipo de mercadoria engrossaram a lista de compras.

Entre o ranking de produtos mais procurados por esses consumidores, o CD ainda figura no primeiro lugar, com 86% das citações, resultado igual ao do ano passado. Em seguida, assim como em 2006, vem o DVD. Só que na comparação anual houve um salto na procura por esse item de 35% para 53%. O consumo de todos os demais produtos também aumentou.

Quase todos os consumidores de produtos piratas (97%) justificou a compra pelo preço mais baixo, contra 93% do ano passado. Subiu de 4% para 6%, o percentual de pessoas que alegaram comprar o ilegal porque ele está disponível antes do original.

Entre os 58% dos entrevistados que afirmaram não ter comprado produtos piratas, os principais motivos alegados foram: qualidade ruim (48%), falta de garantia (16%) e por prejudicar o comércio formal (10%).

A pesquisa também revela que, apesar do alto consumo, os brasileiros reconhecem os malefícios da pirataria. Entre os entrevistados, 84% afirmaram que comprar produtos falsificados prejudica o fabricante ou artista; 81% que alimenta a sonegação de impostos; 80% que prejudica o comércio; 72%, que alimenta o crime organizado; 67% que causa conseqüências negativas para o consumidor e 65% que provoca o desemprego.

--------------------------------------------------- 

A Revista Consumidor Cristão também publicou um artigo que continha o resultado desta mesma pesquisa (se não me engano). Abaixo algumas frases deste artigo que me chamaram à atenção:
  • Os mais jovens e mais estudados formam o grupo que mais compra produto pirata no Brasil;
  • Quanto mais elevada a escolaridade, mais casos de compra de piratas;
  • O pastor se diz limitado quando o assunto é combate à pirataria, e prefere esperar a justiça divina;
  • A indústria de música e cinema,sem dúvida, são as uma das maiores prejudicadas pelo comércio ilegal.
Lembre-se, pirataria é crime e desagrada primeiramente a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário