domingo, fevereiro 28, 2010

Devocional em Tiago: Língua e Religião

9- Língua e Religião
Por Reinaldo Bui

Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e manter-se incontaminado pelo mundo (Tg 1.26-27).

Tiago é extremamente prático. Sua preocupação ao escrever esta carta não era defender doutrinas argumentando filosoficamente. Esta passagem (e outras que veremos mais tarde) demonstra isto. A palavra aqui traduzida como religioso significa literalmente “o que teme ou adora a Deus,” referindo-se a alguém espiritual. Neste contexto Tiago alista, nestes versículos, três atitudes práticas para se demonstrar verdadeira espiritualidade. Primeira é saber refrear a língua: a maior dificuldade do ser humano. Os pecados relacionados com a língua são tão graves que várias partes das Escrituras tratam sobre o assunto (inclusive Tiago). Você já contou alguma mentira ou alguma piada maliciosa? Já falou além da conta ou a respeito de alguém que não estivesse presente? Respondeu mal para algum professor, pais ou colegas? Ridicularizou alguém? Refreie sua língua!

A segunda atitude seria cuidar dos órfãos e das viúvas em dificuldades. Havia em Israel leis específicas para isto. Aliás, parte do dízimo ofertado pelos judeus era destinado a este propósito. Isto significa alguma coisa para nós hoje? Sem dúvida que sim. Embora a igreja possa se esquivar de suas responsabilidades sociais, encerrando esta responsabilidade nas costas do governo com a desculpa de precisar construir templos cada vez maiores e mais confortáveis, não pode negar que cresce a cada dia o número de crianças de rua e marginalizados em nossa sociedade. Vivemos num país laico onde os governantes ateus fazem vista grossa aos graves problemas sociais que nos assola. Isso é mais do que normal. Não era para ser, mas é. O que não é normal é a Igreja fazer o mesmo. O que podemos fazer individualmente como parte deste corpo? Cuidar dos órfãos e das viúvas é amar o próximo como Cristo nos amou. Deus quer derramar sua graça sobre os menos favorecidos, mas quer fazer isto através de nós. A Igreja é Seu instrumento para alcançar os órfãos e as viúvas da nossa geração. 

A terceira atitude que demonstra verdadeira espiritualidade é manter-se incontaminado pelo mundo. Contaminar é deixar-se corromper, viciar ou contagiar com as propostas atraentes deste sistema que vivemos. É diferente do ascetismo fortemente defendido por várias denominações. Paulo escreve em Colossenses que uma série de proibições e restrições a coisas materiais não tem valor nenhum para refrear os impulsos da carne (não tem nada a ver com verdadeira espiritualidade). O agravante é que muitos vírus têm maculado os crentes através de uma falsa religiosidade. O próprio Jesus disse que a contaminação pelas coisas do mundo não se dá pelo que você come, mas pelo que brota do seu coração. Quando achamos normal o que fazemos por que “todo mundo faz” é sinal que já estamos contaminados. Por exemplo: falar dos outros ou defender que matar ou manter um pivete preso é a solução para vivermos em paz já demonstra que estamos contagiados. Cada um examine a si mesmo...

Tiago estava preocupado com a atitude dos primeiros cristãos de Jerusalém. Paulo igualmente se preocupava com os seus, porém mais com a igreja dos gentios. Paulo também precisou resolver problemas concernentes à espiritualidade. As cartas que ele escreveu aos gálatas e aos coríntios são demonstrações claras deste tema: ser espiritual. Uma igreja estava querendo voltar-se para a Lei e a outra estava entregue a carnalidade. Paulo foi duro com os coríntios, mas muito mais com os gálatas. Em ambas ele demonstra o antídoto para o mal. Se há um ‘espiritosantômetro’, seu ponteiro deve ser o amor e seus indicadores são: alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Viver a plenitude do Espírito é demonstrar as qualidades deste fruto em nossas vidas para que o mundo veja em nós o caráter de Cristo. Na prática, isto deveria afetar positivamente toda a nossa sociedade.

Veja o devocional anterior:

Nenhum comentário:

Postar um comentário