O Papai Noel tem provavelmente o papel principal no dia 25 de dezembro na maioria dos lares brasileiros com crianças. Entretanto, creio que a árvore de Natal nos lares seja tão importante para os adolescentes, jovens e adultos quanto o "bom velhinho" para as crianças, tomando a primeira posição quando não restringimos a disputa por idades.
Árvore de Jessé (figura: Raiz de Jessé, por Ansgar Holmberg) é como eu chamo minha árvore de Natal. Ela é bem pequenina e proporcional ao tamanho de nosso lugarzinho gostoso, onde eu e minha amada moramos. Talvez muitos de vocês saibam que eu não sou favorável à utilização de árvores para representar e adornar meu Natal. Tomo os devidos cuidados para que não me esquecer da verdadeira razão da celebração do dia 25 de dezembro, data que eu não creio ter sido o nascimento de Jesus de Nazaré, mas não me importo em dividir com milhões de pessoas a referência escolhida para tal celebração possivelmente criada em 273 A.D. e depois autorizada por Constantino em 336 A.D..
De onde eu tirei a idéia de árvore de Jessé? Não fui eu quem criei. Um grande professor meu certa vez me mostrou uma passagem que me ajudou a não descartar a árvore do dia 25 de dezembro, mas fazê-la de referência com o verdadeiro personagem desta data.
Um ramo surgirá do tronco de Jessé,
e das suas raízes brotará um renovo.
O Espírito do SENHOR repousará sobre ele,
o Espírito que dá sabedoria e entendimento,
o Espírito que traz conselho e poder,
o Espírito que dá conhecimento e temor do SENHOR.
E ele se inspirará no temor do SENHOR.
Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu.
Isaías 11.1-3 (NVI)
O nome de Jessé é muito conhecido em Israel. Foi ele o pai do rei mais respeitado de todos os tempos desta nação, o rei Davi. Nós brasileiros não temos o costume de nos atentarmos para genealogias, a não ser quando queremos buscar cidadanias de outras nações. O nome de Jessé é relembrado na genealogia apresentada por Mateus (cap.1) e Lucas (cap.3). Mas é Jessé o personagem principal do Natal?
Não! O ramo que surge do tronco de Jessé (ou o rebento do toco de Jessé - Ferreira de Almeida), é o personagem principal, o próprio Deus, Jesus de Nazaré. Seu nascimento foi o cumprimento de muitas profecias veterotestamentárias, inclusive da passagem supracitada. Daí o nome de minha árvore.
Eu não sei qual o motivo pelo qual você e sua família celebram o Natal. O foco do meu Natal é Jesus Cristo. Não há presente melhor do que tê-lO como Salvador. Aliás, paz, alegria, felicidade e muitos outros desejos que são oferecidos para todos nesta época do ano, nada seriam sem Ele.
Por isso meu desejo é que o seu dia 25 de dezembro, o nosso Natal, seja celebrado com a árvore que representa o único verdadeiro motivo de haver celebração. Que nossos símbolos natalinos sejam para nos lembrar de Jesus Cristo.
Feliz Natal!