segunda-feira, dezembro 02, 2013

A Teologia do Sofrimento: Enfrentando a adversidade

Por Gavin Levi Aitken

“Um letreiro na parede de uma sala de aula do primeiro grau dizia: A vida é a professora mais implacável. Primeiro dá a prova e depois a lição. Provavelmente, este truísmo foi esquecido pela maioria dos alunos que estudaram naquela sala de aula. Da mesma maneira, muitos cristãos não se dão conta, ou se esquecem, de que as experiências da vida cristã, sejam elas árduas ou não, tendem a ser seguidas por um entendimento das lições que a experiência quer nos ensinar” (John MacArthur Jr., em O poder do sofrimento).

Tem sido interessante observar o fundo histórico de cada aluno que participou do Curso de Visitação Hospitalar. De uma maneira ou de outra, cada um passou por tamanha adversidade, ou na vida pessoal ou na vida familiar. Muitos têm vindo para o curso, creio eu, em busca de respostas para a sua própria situação.

Sei, de experiência própria, que meu interesse neste assunto veio em consequência de uma grande perda sofrida em minha própria vida alguns anos atrás. Com a perda de minha esposa, depois de 35 anos de namoro, noivado e casamento, eu e a minha filha passamos a examinar esta questão em busca de soluções.

As lições aprendidas naquela ocasião, e desde então, muito me marcaram. Espero conseguir passar, pelo menos, a essência daquilo que parece formar a teologia bíblica do sofrimento. Estas informações serão valiosas para o visitador que procura passar para o enfermo uma mensagem de esperança.

Nunca tinha parado para pensar antes na origem, na fonte de nossas adversidades. Fiquei muito deprimido em saber que, segundo a noção popular, a adversidade é sempre a consequência do pecado cometido por nós ou por causa de atividades puramente satânicas. O importante é observar o advérbio“sempre” na frase já mencionada.

>> Continue a leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário