terça-feira, dezembro 11, 2007

Jonathan Edwards: Avivamento

Jonathan Edwards nos revela que a verdadeira crise da igreja não é o secularismo externo, porém o tédio dentro das quatro paredes. Quando a igreja se torna fria em relação a Cristo, à verdade, à salvação, às verdades sobrenaturais e às esperanças futuras, corremos perigos. O mal que aflige a igreja contemporânea é a frieza, não a impotência (pg. 136).

...essa "frieza" parecia ser um período em que as realidades de Deus e Seu evangelho ficavam tão apagadas, a descrença e o amor pelas coisas do mundo tão fortes, que o coração da igreja se perdia em busca dos luxos e trivialidades de uma mente secularizada (...) mas a frieza não é demonstrada somente pelo pecado, sendo vista também no formalismo da religião (pg. 135).

O avivamento nos ajuda a cumprir o grande objetivo da criação: glorificar a Deus ao ter prazer nEle como a grande fonte e objetivo final de todas as coisas (...). Edwards nos lembra de que o avivamento vem para destruir o mal da frieza espiritual, que seguidamente anda de mãos dadas com a ênfase excessiva no ser humano e em suas conquistas. Além disso, ele produz uma maneira de ver todas as coisas que está centrada em Deus (pg. 138).

Mark Shaw, Lições de Mestre (SP: Mundo Cristão, 2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário