quinta-feira, julho 23, 2009

Elohim - O que é?

Uma das formas como as pessoas descobrem este BLOG é através da pesquisa da palavra "Elohim." Senti-me então incentivado em falar um pouco sobre esta palavra, uma das mais usadas no Antigo Testamento.


Elohim (אלהים) é geralmente visto como o plural de Eloah, todavia usado coerentemente com o verbo no singular, bem como adjetivos e também pronomes. Tal plural é descrito como de majestade, como em português quando nos dirigimos a uma pessoa somente, como um rei, e dizemos, "vossa majestade." Albright sugeriu que este plural era uma tendência do Antigo Oriente, quando se referiam à totalidade da manifestação divina (ALBRIGHT, F. Williams, From the stone age to Christianity, 2. ed., p.213). Uma razão bastante provável é a necessidade de um termo que comunicasse a pluralidade de Deus já perceptível no primeiro versículo da Bíblia.

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ

Esta palavra, usada 2605 vezes de acordo com a concordância da versão King James, foi também traduzida por:
  • deuses (primeira aparição em Gn 31.30)
  • juízes (Ex 21.6)
  • anjos (Sl 8.5)
  • deusa (1Rs 11.5)
  • grande (Gn 30.8)
Elohim quase sempre aparece acompanhada do tetragrama YHWH (em portguês, Javé). Ela faz o título de muitas formas da qual o povo de Deus veio a conhecê-lO:
Deus que formou a terra (Is 45,18), Deus do céu que fez o mar e a terra (Jn 1.9), Deus de toda terra (Is 54.5), Deus dos montes (1Rs 20.28), Deus de toda carne (Jr 32.27), Deus dos céus (Ne 2.4,20), Senhor Deus dos céus e da terra (Gn 24.3), Deus da eternidade (Is 40.28), Deus de justiça (Is 30.18), Deus vivo (Jr 10.10), etc.

Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor do senhores, o grande Deus, poderoso e temível...
(Dt 10.17 ARA)

Fonte: DITAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário