sexta-feira, dezembro 14, 2007

Formação Espiritual (Hb 4.12-16)

Durante esta semana estive em um dos meus módulos do Mestrado no Seminário Bíblico Palavra da Vida. Ao final da semana utilizamos o texto de Hebreus 4.12-16 para basear nossos argumentos à formação espiritual.

12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
13 Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
14 Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que profess
amos,
15 pois não temos um sumo sacerdote que
não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
16 Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Hebreus 4.12-16 (NVI)

O Alvo da Vida Cristã
Aproximar-nos do Trono da Graça com Fé (v.16)
Objetivo: recebermos misericórdia e encontrarmos graça nos momentos de necessidade.

Como?
- devemos nos apegar à fé que dizemos ter (cf. Hb 10.23; 1Pe 3.15b);
- Cristo deve ser o exemplo mor de alguém que passou por todo tipo de tentação, porém sem pecar. Ademais, Ele está ao lado de nosso alvo, o trono de Deus, a plena graça em Pessoa (Hb 12.2).

O Processo de Crescimento Espiritual
Através do exemplo de Cristo, devemos persistir na firmeza de professarmos nossa fé (v.14)
Objetivo: lembrar-nos sempre de que haverá dificuldade, mas nEle há resolução.

Como?
- a Palavra de Deus julga pensamentos e intenções, indica e avalia as condições de nosso coração: ela expõe o que se passa na intimidade do homem;
- o conhecimento da onisciência de Deus deve mantê-lo afastado de tropeçar, visto que Deus disciplina aqueles que ele aceita como filho.

A Dinâmica Humana e Divina na Formação Espiritual
A verdadeira ajuda somente vem de Deus (v.14)
Objetivo: entender as iniciativas e projetos divinos para os problemas humanos.

O que é esta dinâmica?
Deus, como Criador da própria história, deu ao homem a capacidade de refletir e seguir pelo caminho de sua escolha. Desde a queda de Sua criatura, Deus intervém de forma contínua no desenrolar da história tomando iniciativas para que a livre vontade do homem não afogue seu próprio futuro.

- Jesus Cristo já entrou nos céus (v.14): isso nos mostra que o próprio Pai já tomou a iniciativa de enviar Seu filho para curar a alma do homem. O fato de Jesus estar agora no céu, não significa que Ele está inerte. Pelo contrário, ele intercede por nós (Rm 8.34; 1Jo 2.1) e nos prepara um lugar (Jo 14);
- Prestar contas a Deus: Jesus é nosso advogado e por isso não precisaremos rever o filme de nossa vida diante do Pai. Entretanto, saber que Jesus intercederá por todos os genuínos cristãos naquele Dia, deveria manter todos eles com uma certa vergonha de pecar contra Deus, por causa da graça de Jesus (temor a Deus - Pv 1.7);
- Jesus é simpático por nós, ou seja, Ele se compadece, participa no sofrimento de outrem, comunga sentimentos. Ele sabe exatamente como nos sentimos e intercede por nós (como dito acima).

Obstáculos à Formação Espiritual
As sugestões abaixo são para evitarmos os obstáculos.

Apresentar-se
Apresentar-se a Deus (v.13 - prestar contas)
- Sugere que quedas serão inevitáveis durante nossa caminhada ao trono da graça, mas a consciência da presença do Senhor deve nos manter longe do pecado.

Apegar-se

Apegar-se com toda firmeza à fé que professamos (v.14)
- Firmeza: sugere dificuldades de nível elevado. Este é um alerta para nos deixar preparados;
- A frase também sugere passividade à hipocrisia, caso aquilo que professamos não seja de fato a fé que nos apegamos.

Aproximar-se
Aproximar-se do trono da graça (v.16)
- Somos passíveis de estar longe do trono da graça;
- Devemos cotidianamente caminhar em direção ao trono dEle.

Não é suficiente ver o coração sem correr até a cruz.
- David Merkh

Nenhum comentário:

Postar um comentário