terça-feira, setembro 11, 2007

Fariseus: Rigorosos Demais?

Hoje de manhã li um capítulo do livro "Introdução à Hermenêutica Bíblica" de Walter C. Kaiser Jr. e Moisés Silva. Um paradigma sobre legalismo foi modificado em mim. Leia o texto abaixo:

Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos "impuras", isto é, por lavar. (Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos. Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.) Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: "Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos 'impuras'?" Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: " 'Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens'. Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens". E disse-lhes: "Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem às suas tradições! Pois Moisés disse: 'Honra teu pai e tua mãe' e 'Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado'. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: 'Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã', isto é, uma oferta dedicada a Deus, vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe. Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa" (Mc 7.1-13 NVI).

Sabemos que os fariseus se gabavam de serem cumpridores da Lei de Deus, entretanto eles eram, na realidade, cumpridores das tradições dos homens. Ao perceberem que a Lei de Javé tinha um alto nível de dificuldade em ser cumprida na íntegra, eles as interpretava de forma a torná-las mais "cumpríveis". Além do exemplo do próprio texto, dito por Jesus, a Lei exigia que as dívidas deveriam ser canceladas todo sétimo ano (Dt 15.1-3). Com o medo de perderem seu dinheiro e o risco de não mais recebê-lo, eles estabeleceram que isso é somente válido para os empréstimos pessoais.

Os fariseus não eram rigorosos demais, eles não eram rigorosos o suficiente!

De maneira muito semelhante percebo como é fácil e tentador nós justificarmos nossos erros. A culpa nunca é nossa ou o texto bíblico não fala o suficiente para dizer se aquilo que eu fiz é pecado ou não. Isso se chama ignorância! A questão dos fariseus é que eles têm as tradições dos anciãos e as consideram com "pé de igualdade" a Torah (a própria Lei de Deus), assim se baseiam com [falso] fundamento e suas justificativas são válidas [aos homens, mas não a Deus].

Como Cristãos, devemos saber que a graça divina demonstrada por Deus através de Jesus, o próprio Deus, em nada simplificou o peso da Lei para que nós a cumpríssemos. Pelo contrário, Ele nos disse que o pecado nasce no coração e o ato pecaminoso é a sua exteriorização. A dispensação da graça é em nada mais leve que o peso da Lei mosaica. Que todos os filhos de Deus tenham a consciência disso!

Que a própria Escritura seja o incentivo para que O obedeçamos...

Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço (Jo 15.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário