segunda-feira, outubro 29, 2007

Toda Sorte de Bênçãos

As palavras abaixo não têm o objetivo de denegrir alguém ou alguma coisa, mas de conduzir os cristãos a refletirem biblicamente o que leem, escutam e cantam.


Qual a relação entre a letra desta canção e a Palavra de Deus?

Toda Sorte de Bênção
Ministério Apascentar de Nova Iguaçú Composição de Davi Sacer, Verônica Sacer e Ronald Fonseca


Por onde eu for a tua bênção me seguirá Onde eu colocar as minhas mãos prosperará
A minha entrada e a minha saída bendita será
Pois sobre mim há uma promessa
Prosperarei, transbordarei

Os meus celeiros fartamente se encherão
A minha casa terá sempre tua provisão Onde eu puser a planta dos meus pés possuirei Pois sobre mim há uma promessa
Prosperarei, transbordarei

Para direita, para esquerda
A minha frente e para trás
Por todo lado, sou abençoado
Em tudo o que eu faço sou abençoado Toda sorte de bençãos
O Senhor preparou para mim
E em todas as coisas Eu sou mais do que vencedor

A prosperidade é um tema muito convidativo. Igrejas, especialmente evangélicas, se utilizam deste tema para criar (boas) expectativas na vida de pessoas, quando na verdade, Jesus nunca prometeu ao cristão uma vida exclusivamente próspera, sem problemas.

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo. (João 16.33)

Por onde eu for a tua bênção me seguirá
Por bênção eu posso entender diferentes coisas. Posso pensar que a bênção da presença de Deus ao meu lado me segue para todos os locais, ou que a bênção que Cristo já proveu através de sua morte, a salvação, estará comigo por todos os cantos. Entretanto, é claro nesta canção, que salvação não é questão.

Onde eu colocar as minhas mãos prosperará
Posso entender essa frase de duas diferentes formas: 1- O autor acha que tem poder para abençoar, quando na verdade, dependemos totalmente de Deus para isso (podemos ser instrumentos de Deus para isso, eis a verdade); 2- O autor se considera santo de tal maneira que aquilo que ele decidir fazer, será bem sucedido, se esquecendo que em suas mãos há o pecado pelo qual Cristo teve de morrer por. Mãos pecaminosas não são mãos que têm a escolha e poder de fazer prosperar. A prosperidade provém do Senhor, que a concede quando Ele bem quiser, do jeito que quiser.

A minha entrada e a minha saída bendita será
O que será bendita, a entrada ou a saída? Posso até entender o singular como uma "licença poética", mas o português correto para expressar tanto a entrada como a saída seria "benditas serão". Ademais, que entrada e saída são essas?

Pois sobre mim há uma promessa Prosperarei, transbordarei
Neste ponto eu não posso concordar com o autor da canção, pois esta promessa simplesmente não existe. Se o autor quisesse dizer que fatidicamente ele estaria nos céus com o Senhor em função da salvação dada por Cristo Jesus, eu diria "ok", ainda assim forçando o significado da palavra prosperidade. Sabemos que não é disso que ele trata, como (mal) educa o todo da canção.

Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. João 20.15

Os meus celeiros fartamente se encherão
Aqui ratifico o que eu disse supra. A prosperidade desta canção tem total ligação com riquezas e sustâncias que não são garantidas nesta vida.

A minha casa terá sempre tua provisão
Certa resposta!!! Bem, não há como negar, mas colocarei de uma forma mais clara o que eu entendo por essa frase: se não houver a provisão de Deus, a própria vida seria esvaecida. Em Jesus, tudo subsiste (Cl 1.17). Se minha casa não for provida pela mão do Todo-Poderosos, não haverá força que a deixará em pé. Note bem, a mão dEle (Deus), não dele (homem).

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12.12

Onde eu puser a planta dos meus pés possuirei
Quanto mais a letra da música se desenrola, mais eu percebo a raiz do problema. Uma equivocada interpretação veterotestamentária pode causar muitos problemas para a igreja. Isso inclui, por exemplo, tomar posse de promessas que foram feitas para Israel. Para quem Javé disse: De onde você está, olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste: toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre (Gn 13.14-15)? Foi para você e para mim? NÃO! Foi para Abraão (naquele momento ainda Abrão)!!! Espero, do fundo de meu coração, que as pessoas ao cantar esta música não pensem que herdarão ou possuirão terras conforme o toque de seus pés. Na verdade, não acredito que elas pensem  assim quando cantam, apesar de ser possível. A questão é que a letra dessa música injeta uma falsa esperança do início ao fim por causa de um equívoco, que se repete no refrão:

...Pois sobre mim há uma promessa Prosperarei, transbordarei
Não há promessa de exclusiva prosperidade para a igreja!


E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo. Lucas 14.27

Para direita, para esquerda A minha frente e para trás Por todo lado, sou abençoado Em tudo o que eu faço sou abençoado
Se isso for verdade, como alguém pode ser abençoado no pecado? A letra não diz em tudo o que eu faço? Talvez alguém, em sua mal compreensão sobre pecado diga: "eu não tenho pecado". Então transcrevo aqui as letras de João, se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós (1Jo 1.8). Claro, eu posso estar reagindo equivocadamente baseando-me no que, possivelmente, é uma hipérbole. Todavia, não nego a possibilidade de alguém entender que não pagar os devidos impostos tem seu lugar no Reino de Deus; ou que acelerar para uma velocidade acima do permitido seja 'ok'; ou que "ficar" faz parte natural na percepção da escolha de um bom cônjuge; etc.

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações. (Tiago 1.2)

Toda sorte de bençãos O Senhor preparou para mim
Também concordo com esta sentença, mas infelizmente bênção aqui parece refletir o que a música toda já disse: bençãos = riquezas, prosperidade.

Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Mateus 5.11

E em todas as coisas Eu sou mais do que vencedor
Que tal colocarmos tal passagem dentro de seu contexto? Leia Romanos capítulo 8. Essa canção segue o fluxo natural que impera as músicas evangélicas mais tocadas em rádios e cantadas em congregações. O foco de sua letra não está em Deus, mas no homem; não no Criador, mas na criatura. Que a cada dia, os discípulos de Jesus Cristo estejam cantando com mais alegria e especialmente mais entendimento. Não seremos mais íntimos de Deus por cantarmos mais alto, mas por saber quem de fato Ele é.

...cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
1Coríntios 14.15b

Um comentário:

  1. Deus sempre nos abençoou por isso por onde eu for jamais temerei pois tenho JESUS que é meu REI !!!

    ResponderExcluir