segunda-feira, novembro 12, 2007

Madre Teresa e as Obras de Amor

Be faithful in the little practices of love which will build in you the life of holiness and make you Christlike.


Tradução:
Seja fiel nas pequenas práticas de amor, que irá construir em você uma vida de santidade e fazê-lo como Cristo - Madre Teresa de Calcutá.
Desconheço as pessoas que a já falecida e mundialmente querida Madre Teresa destinou a frase acima. Apesar de gostar da essência da frase, eu não concordo com ela.

Conforme a ordem da frase dela, eu entendo que a demonstração de amor [através das obras] é pré-requisito para que eu seja mais santo. A palavra de Deus nos ensina que há um pré-requisito para a santidade: a posse pessoal do Espírito Santo que somente tem quem aceitou o sacrifício expiatório de Jesus Cristo na cruz.

Então lhe perguntaram: "O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer?" Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou" - João 6.28-29

A essência da frase que eu gosto, é justamente o incentivo à prática do amor. A conclusão da prática, conforme a madre, é um equívoco, segundo a Bíblia. O apóstolo Paulo escreveu o seguinte para crentes...

Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus - 2Co 7.1

Note bem as palavras de Paulo à igreja de Corinto. Apesar de não ser um versículo de explanação exaustiva, de que forma é possível, segundo o apóstolo, aperfeiçoar a santidade?

Tudo o que eu escrevi não nega que ao praticar o amor, o santo [o crente nEle] se torna mais santo, ou seja, desenvolve positivamente sua santidade. A questão é o pré-requisito para haver santidade. Santidade é algo inerente ao santo e nem todos são santos. Os filhos de Deus são os que se apropriam deste título [por causa da graça de Deus somente].

Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação - Cl 1.22

É preciso que pratiquemos o amor. Deus é amor e quer que toda Sua criação o pratique. Entretanto, mais do que praticar o amor, Seu desejo é que a prática do amor seja em função do nosso desejo em ser como Jesus Cristo, o amor em pessoa.

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor - Hb 12.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário