quinta-feira, novembro 29, 2007

Carta Natalina aos Meus Vizinhos

Hoje de manhã me senti impelido para escrever uma carta e então distribuí-la em meu bairro. Não pude deixar de desejar um genuíno feliz Natal para meus vizinhos. Espero que esta possa ser um incentivo para muitos cristãos poderem proclamar sobre a verdadeira razão da existência do Natal nesta época.



Olá vizinhos do Res. Burato,

Meu nome é Thiago Zambelli e sou morador do bairro, assim como vocês. Moro na rua Alberto G. Pimentel. Estou aqui desde o começo do ano, e devo confessar que gosto muito deste lugar. Essa breve carta é na verdade, para dizer “Feliz Natal”, mas gosto de colocar um pano de fundo...

O Natal é o feriado mais esperado do ano e empiricamente, todos nós sabemos disso. Shoppings montam suas árvores dois meses antes da data, comerciais surgem na televisão muito tempo antes do dia 25/Dez, que na verdade, não tem nada a ver com árvore e tampouco com presentes do Papai Noel.
Não sou favorável à utilização da árvore de natal, mas não corro absolutamente contra a cultura dominante. Em casa, temos uma pequena árvore que gosto de chamar de árvore de Jessé.

Um ramo surgirá do tronco de Jessé,
e das suas raízes brotará um renovo.
O Espírito do SENHOR repousará sobre ele,
o Espírito que dá sabedoria e entendimento,
o Espírito que traz conselho e poder,
o Espírito que dá conhecimento e temor do SENHOR.
E ele se inspirará no temor do SENHOR.
Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu.

Isaías 11.1-3 (NVI)

A Bíblia é o livro base da fundamentação do Natal. Sabemos que no Natal é comemorado o dia do nascimento de Jesus Cristo, mas na prática, são poucos os lares que o fazem.

A passagem de Isaías traz um nome muito conhecido por Israel: Jessé. Infelizmente nós brasileiros não damos muita bola para genealogias. Este homem foi o pai do rei mais respeitado da nação de Israel, Davi. Há muita informação sobre este grande rei e alguns concordarão... A informação mais preciosa é que ele seria o pai (antecedente) daquele descrito como o renovo (broto, galho novo) da passagem bíblica acima: Jesus Cristo.

Na árvore genealógica de Jessé, pai do rei Davi, está o Rei dos reis, Senhor dos senhores (1Tm 6.15), para quem nosso Natal deveria ser celebrado. No contexto bíblico, os presentes foram dados a Jesus e se deveríamos trocar presentes, como sugere o time de fãs do Papai Noel, deveria ser para lembrarmos que o Salvador nasceu, e por causa dEle temos livre acesso ao céus.

Meu desejo e felicitação é que todos nós voltemos nossos corações à essência do Natal. Nessa data tão esperada no mundo todo, a razão pela qual deveríamos nos alegrar se tornou secundária, às vezes nem mesmo isso, tudo como uma fajuta desculpa para comermos castanhas e gordos perus. Por isso tudo...

Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário