sexta-feira, novembro 30, 2007

Pensei muito em Paulo...

Ontem e hoje foram dias que eu pensei muito sobre a vida do apóstolo Paulo. Ele, como Saulo (seu nome antes da conversão), foi um tremendo assassino (Fp 3.6; 1Tm 1.13). Sua lista de pecados dava inveja a muitos que gastam tempo tramando seus planos maléficos. Ele mesmo diz em sua carta a Timóteo, Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior (1Tm 1.15).

Sei que há conseqüências de minhas escolhas pelo pecado que perduram até hoje e que geraram péssimos resultados para minha vida. Alguns poderiam dizer: "é que você ainda não se perdoou". A Bíblia não ensina o perdão próprio. O perdão é sempre vertical ou horizontal destinado à outra(s) pessoa(s), mas isso é conversa para outro dia. A pergunta é: como viver diante de águas passadas que constantemente voltam?

Depois da conversão de Saulo, seu foco era tão convergido na vida de Cristo Jesus, que nem traços de sua antiga ímpia vida percebo. Isso não significa que não acho que sua vida pré Cristo não o potencializou a ser quem foi. Não tenho dúvidas que a experiência que ele teve antes do recebimento do passaporte celeste foi significante para se tornar a pessoa que as Escrituras nos revela. Contudo, será que ele não tinha momentos que o levava para baixo, em função do seu passado como escravo do pecado?

Meu triste pecado, por meu Salvador,
Foi pago de modo cabal;
Valeu-me o Senhor, ó mercê sem igual!
Sou feliz! Graças dou a Jesus!
SPAFFORD, Horatio G. Sou feliz. Cantor Cristão, hino 398. Juerp: Rio de Janeiro 1995

Respondendo à pergunta acima, eu creio que sim, que Paulo tinhas seus momentos "baixos" com Deus. Ele nos diz em Romanos: não entendo o que faço, pois não faço o que desejo, mas o que odeio (7.15). Ele disse "faço" e não "fazia". Ainda assim, ele se mostra, nas Escrituras, alguém incentivado pelo passado, enquanto "perdeu tempo", enquanto vivia sem o único e verdadeiro Deus.

Encontro, também em suas letras, uma solução para viver como Paulo, incentivado à louvar a Deus através de seu terrível passado, sem comunhão com Ele:
1. Busque a Deus - procurem as coisas que são do alto (Cl 3.1);
2. Pense nEle - Mantenham o pensamento nas coisas do alto (Cl 3.2);
3. Abandone o pecado - abandonem todas estas coisas... (Cl 3.7);
4. Viva o novo homem (ressurreto) - revistam-se (Cl 3.3,12);
5. Medite nas Escrituras - Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo (Cl 3.16);

Espero que a vida de Paulo ainda influencie muitas pessoas.

Tornem-se meus imitadores,
como eu o sou de Cristo

(Palavras do apóstolo Paulo, 1Co 11.1 - NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário