terça-feira, junho 02, 2009

Princípios Éticos - Evitando a Aparência do Mal


Afastem-se de toda forma de mal (1Ts 5.22)

Os cristãos devem ter em mente que não é suficiente evitar o que é mal. Devem evitar também tudo aquilo que tem a aparência de mal.

É claro que a "aparência de mal" é muito subjetiva, mas o cristão experiente sabe o que é isso e da necessidade existente em evitar práticas que outros podem entender como reprovada por Deus.

Uma questão prática
Um de meus professores evita dar carona para mulheres quando sozinho. Qual o pecado em dar carona para alguém do gênero oposto? Obviamente não há pecado nisso. A questão, no contexto que estamos tratando aqui, é o olhar daqueles que veem tal cena.

Ele me disse que certa vez "foi obrigado" a dar carona. Era um dia de muita chuva e "teve" de oferecer carona para uma mulher (moça) até seu destino final, que estava em seu caminho. Ao acolher a moça, ele ligou para sua esposa, disse que estava dando carona para tal pessoa até tal lugar e que seu percurso demoraria tantos minutos até estar em sua casa. Sua atitude envolveu um pleno entendimento sobre o que é evitar o mal.

Sei que para alguns isso pode soar como exagero. Particularmente não acho e prefiro chamar de zelo e atenção à palavra de Deus bem como ter o correto entendimento do poder pecaminoso do coração do homem.

A pergunta abaixo nos ajuda a lembrarmos do princípio ético ensinado nas Escrituras:

O que quero fazer,
poderá ter aparência de mal?

2 comentários:

  1. Esta interpretação me parece um pouco equivocada. Jesus andava com pessoas de má fama, como publicanos e prostitutas,e nunca se preocupou com os comentários que isso poderia gerar. A expressão "aparência" no texto tem o sentido de "forma", ou "espécie". Esta mesma palavra é usada em Lucas 3.22 referindo-se ao Espírito Santo que desceu com a 'aparência' ou forma de pomba. Penso que esse texto se refere à essência do mal. Devemos evitar qualquer forma do mal que se esconde sob uma aparência aceitável, ou a dissimulação do mal. Isso tem a ver com o que está no interior, não no exterior.Jesus combateu duramente os fariseus chamando-os de "sepulcros caiados" por aparentarem algo que não eram. Jesus nunca se importou com a aparência ou com o que poderiam pensar dele. O que ele sempre combateu foi a hipocrisia, pois ele sabia o que estava no coração das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Heloisa,
    a questão é que "eidos", a palavra usada por Paulo, não se refere de forma alguma à essência ou algo interior. Mesmo o versículo que usou como exemplo, do E.S. descer em forma de Pomba... A forma externa (eidos) era pomba, não essencialmente como uma pomba (Lc 3.22). Outros exemplos podem ser vistos como em Lc 9.29, Jo 5.37, 2Co 5.7 (todas as aparições no NT desta palavra), todos relacionados ao que pode ser visto, à aparência externa. "Forma" e "espécie" são referências externas de algo ou alguém.

    Acredito que você está correta em afirmar que Jesus nunca se preocupou com os comentários acerca dele ter andado ao redor de "pecadores", de que ele fosse confundido como sendo um. Era assim que os fariseus queriam enxergar Jesus, pois o odiavam como já dizia o A.T. (Sl 35.19 e 69.4). Entretanto, ele não tinha pecado e as acusações feitas contra Ele não eram verdadeiras. Ele não era passível de erro e nos deu o exemplo que devemos lutar pela causa do Reino. Nós constantemente nos esquecemos de lutar por essa causa e somos passíveis de erros, podendo apagar o Espírito (1Ts 5.19), tratar a Palavra de Deus com desdém (5.20) e nos esquecer de avaliar e reter o que é bom (5.21).

    Quem nos ensina claramento que devemos nos afastar de toda forma de mal é Paulo. Acho prudente que olhemos para Jesus e percebamos o que é e não é para fazermos, lembrando sempre os objetivos de Jesus e seu contexto ao fazer da forma que o fez.

    ResponderExcluir