segunda-feira, junho 01, 2009

O Funil da Educação

Há duas semanas, um irmão da comunidade que congrego disse a seguinte frase quando falava sobre seus filhos: "estarei muito velho quando meus filhos mais precisarem de mim". No contexto, ele se referia ao cuidado e atenção que seus filhos necessitarão quando estiverem na adolescência, uma atenção que ele crê ser maior do que ele hoje oferece aos seus filhos, que ainda não passaram de 10 anos.

Ao ouvir aquilo, lembrei-me sobre uma figura, uma ilustração que um de meus mestres me ensinou. O funil ao contrário.


Essa ilustração remete à proximidade que os pais devem ter com seus filhos de acordo com a idade da criança. Pensando no caminho que a água ou outro líquido faz no funil, os primeiros anos de vida precisam de MUITA atenção dos pais, para então, com o passar do tempo, eles darem a seus filhos as devidas responsabilidades de acordo com a maturidade da criança.

O livro de Provérbios ensina preciosos princípios sobre a educação de filhos, mas atento-me aqui a um provérbio em especial (22.6 - minha tradução):

Dedique o menino de acordo com seu caminho e quando for velho, não se apartará dele.

Os pais têm de entender que as crianças têm necessidade de atenção e cuidado desde cedo. Dizer que eles precisam mais na adolescência significa, no mínimo, ter uma equivocada percepção de quão especial e "afunilada" precisa ser o olhar dos pais à criança desde o berço.

O provérbio diz que o menino não deixará os ensinamentos que a ele foram ensinados quando ainda era criança. Negligenciar a instrução à criança desde cedo é ser cúmplice dela quando tomar um caminho que nunca foi a vontade do piedoso pai.

O provérbio acima é uma daquelas passagens bíblicas que o crente deve ter em sua lista de versículos memorizados. Caso não consiga, lembre-se do ditado popular: é de cedo que se torce o pepino.

(Origem do ditado: os agricultores que cultivam os pepinos precisam de dar a melhor forma a estas plantas. Retiram uns “olhinhos” para que os pepinos se desenvolvam. Se não for feita esta pequena poda, os pepinos não crescem da melhor maneira porque criam uma rama sem valor e adquirem um gosto desagradável - clique aqui para ver a fonte desta explicação.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário