sexta-feira, junho 12, 2009

Esdras 5

Depois de Ageu e Zacarias profetizarem aos judeus de Judá e de Jerusalém, Zorobabel e Jesua começaram a reconstrução do templo, que inclusive contou com a ajuda dos profetas.

Tatenai, governador do território, Setar-Bozenai e seus companheiros ,questionaram quem havia autorizado a reconstrução do templo e dos muros. Como os olhos de Deus estavam sobre os líderes judeus, a obra não parou.

Um relatório foi enviado a Dario sobre o assunto. Abaixo uma cópia da carta de Tatenai a Dario.

Esta foi a resposta que nos deram: Nós somos servos do Deus dos céus e da terra e reedificamos a casa que há muitos anos fora construída, a qual um graande rei de Israel edificou e a terminou. Mas, depois que nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, o caldeu, o qual destruiu esta casa e transportou o povo para a Babilônia. Porém Ciro, rei da Babilônia, no seu primeiro ano, deu ordem para que esta Casa de Deus se edificasse. Também os utensílios de ouro e de prata, da Casa de Deus, que Nabucodonosor levara do templo que estava em Jerusalém e os meteu no templo de Babilônia, o rei Ciro os tirou de lá, e foram dados a um homem cujo nome era Sesbazar, a quem nomeara governador e lhe disse: Toma estes utensílios, e vai, e leva-os ao templo de Jerusalém, e faze reedificar a Casa de Deus, no seu lugar. Então, veio o dito Sesbazar e lançou os fundamentos da Casa de Deus, a qual está em Jerusalém; e, daí para cá, se está edificando e ainda não está acabada. Agora, pois, se parece bem ao rei, que se busque nos arquivos reais, na Babilônia, se é verdade haver uma ordem do rei Ciro para edificar esta Casa de Deus, em Jerusalém; e sobre isto nos faça o rei saber a sua vontade (5.11-17 ARA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário