sexta-feira, junho 05, 2009

O Espírito Santo é uma Pessoa

Os textos (ARA) abaixo lhe deixam com dúvida de que o Espírito Santo é uma pessoa?

Veja muito do que a Palavra de Deus fala a seu respeito que somente uma pessoa faria (não uma força ou coisa).

Ele ensina
Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais (1Co 2.13).

Tem conhecimento
Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus (1Co 2.10-11).

O Espírito Santo intercede pelos santos
E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos (Rm 8.27).

Ele se entristece
E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção (Ef 4.30).

Tem vontade própria
Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente (1Co 12.11).

Ele guia
quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir (Jo 16.13).

Convence do pecado
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).

Ele nos ajuda
Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26).

Pode mentir para Ele
Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? (Atos 5.3)

Pode ser resistido
Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis (Atos 7.51).

Pode blasfemar contra Ele
Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

Pode ser ultrajado (insultado)
De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? (Hb 10.29)

Vale dizer que os autores do Novo Testamento usam um pronome masculino para se referir ao Espírito, apesar do pronome grego para isso ser neutro. Um indício de pessoalidade? Creio que sim, mas preciso de mais provas além dos textos acima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário