quinta-feira, janeiro 12, 2012

Mulheres, parem de se submeterem aos homens!


Por Russell D. Moore
Título original: Women, stop submitting to men.

Aqueles de nós que defendem os chamados "papéis tradicionais do gênero" são muitas vezes levados a acreditar que as mulheres devem se submeter aos homens. Isso não é verdade.

De fato, um problema primário na nossa cultura e em nossas igrejas não é que as mulheres não são submissas aos homens o suficiente, mas que elas são muito submissas.

Primeiro de tudo, não é apenas as mulheres que são chamadas a se submeterem. Na Escritura, toda criatura é chamada a se submeter, muitas vezes de maneiras diferentes e em momentos diferentes. As crianças devem se submeter aos seus pais, embora este é certamente um tipo diferente de submissão do que para o casamento. Membros da igreja devem se submeter a pastores fiéis (Hb 13:17). Todos nós devemos nos submeter às autoridades governamentais (Romanos 13:1-7; 1Pe 2.13-17). Claro, todos nós devemos nos submeter, como criaturas, ao nosso Deus (Tg 4:7).

E, sim, mulheres são chamadas a se submeterem a seus maridos (Ef 5:22; 1Pe 3:1-6). Mas isso é apenas o ponto. Na Bíblia, não é que as mulheres, geralmente, devem se submeter aos homens de forma geral. Na verdade, "esposas" devem se submeter "aos vossos próprios maridos" (1 Pe 3:1).

Muitas vezes em nossa cultura, as mulheres e as garotas são pressionadas a se submeterem aos homens, como uma categoria. Esta é a razão pela qual, para muitas mulheres, mesmo as mulheres feministas, são consumidas com o que os homens, em geral, pensam sobre elas. Esta é a razão pela qual o valor de uma mulher em nossa sociedade, muitas vezes, é definido em termos de atratividade sexual e disponibilidade. É de se admirar que muitas das nossas jovens e mulheres são destruídas por um patriarcado predatório que humilha a dignidade e a glória do que significa ser uma mulher?

Submeter-se aos homens em geral torna impossível submeter-se (somente) ao "próprio marido." Submissão ao marido significa fidelidade a ele, e somente a ele, o que significa dizer "não" a outros pretendentes.

Submissão a uma certa autoridade sempre significa uma recusa correspondente a se submeter a uma falsa autoridade. A submissão de Eva para com a palavra da serpente significava que ela se recusava a se submeter à vontade de Deus. Por outro lado, a submissão de Maria à palavra de Deus sobre a criança dentro dela significava que ela se recusava a se submeter a Herodes. Deus repetidamente culpa sua noiva, o povo de Israel, por se recusar em se submeter a Ele, visto que o povo se voltou para outros amantes. A liberdade do Evangelho mostra seu significado nas palavras do apóstolo: "não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da escravidão.” (Gálatas 5:1)


Apesar da promessa de emancipação feminina na atualidade, a revolução sexual nos deu o contrário. É realmente um avanço para as mulheres terem, em geral, os homens secundaristas de sua época vendo imagens de mulheres sexualmente exploradas e humilhadas na internet? É realmente ganho de poder ter mais e mais mulheres economicamente à mercê de homens que livremente as abandonam, bem como seus filhos, e muitas vezes com poucos recursos legais?

Isso é realmente uma cultura "pró-mulher", quando redes de restaurantes permitem que os homens paguem para olhar libidinosamente as mulheres em camisetas apertadas, enquanto eles devoram as asas de frango? Qual é a probabilidade de uma mulher com a atratividade de Henry Kissinger obter o status de poder ou celebridade na cultura americana? E sobre a menina em sua comunidade pressionados a fazer sexo oral para seu namorado? O que é isso senão um brutal patriarcado relativo à guerra da Idade do Bronze?

Na igreja é um pouco melhor. Muitas de nossas meninas e mulheres jovens são tiranizados pela expectativa de serem de uma determinada maneira, o peso de um determinado montante, a fim de ganhar a atenção dos "caras".

Além disso, muitos homens predadores se infiltraram entre nós, todos muito dispostos a explorar mulheres jovens fingindo serem "líderes espirituais" (2Tm 3:1-9; 2Pe 2). Não se deixem enganar: um homem que vai usar, para fins espirituais, categorias carnais, é um homem que não se pode confiar com profundidade, disposição, proteção, nem com a paternidade das crianças. O mesmo é verdade para um homem que não guarda a santidade moral de uma mulher. Talvez a sua esposa, talvez aquela que ainda não é sua esposa.

Nós demos poder a este patriarcado pagão. Pais assumem sua responsabilidade para com as filhas, mas no processo de levá-las até o altar, eles param no corredor deixando a noiva na mão. Pastores se recusam a identificar e chamar os impostores espirituais antes que seja tarde demais. E por tudo isso esperamos que as nossas meninas e mulheres sejam submissas aos homens em geral, ao invés de um homem em particular.

Mulheres, pureza sexual e emocional significam a recusa de se submeter a "homens", a fim de se apresentarem a seus próprios maridos, mesmo aquele cujo nome e rosto você ainda não conhece. Sua proximidade com o seu marido, presente ou futuro, significa uma distância de cada homem que não é, ou que possivelmente não poderia ser, ele.

Sua beleza não é encontrada na externa (e fugaz) juventude e "atratividade", mas na "pessoa interior do coração" que "aos olhos de Deus é muito preciosa" (1Pe 3:3-4). E será linda aos olhos de um homem que é impelido pelo Espírito desse Deus.

Irmãs, vocês não devem submissão a Hollywood ou a Madison Avenue, ou para aqueles que os dá ouvidos. Seu valor e dignidade não podem ser definidos por eles. Pare de se comparar a supermodelos e estrelas pornôs. Pare de  ter aversão de seu corpo ou de sua idade. Pare de se sentir inferior ao glamour vaporoso. Vocês são lindas!

Irmãs, não existe uma categoria bíblica para "namorado" ou "amante", e nelas, você não deve submissão. Na verdade, ser submissa ao seu marido futuro requer de você pensar e avaliar, com um exame minucioso: "é este aquele que está por vir, ou há um outro?" Isso exige uma distância emocional e física até que haja uma aliança feita ao longo da vida, até que você esteja diante de quem é o seu "próprio marido."

Esposas, submetam-se a seus maridos como que para o Senhor. Sim e amém. Mas mulheres, parem de se submeterem aos homens!

Original em Moore to the Point

Nenhum comentário:

Postar um comentário