quinta-feira, janeiro 05, 2012

 O que esperar de 2012?

Por Fernando Leite
 
As mudanças dos marcos do tempo nos fazem de alguma forma refletir no futuro. É uma rotina da qual não podemos escapar. As chuvas chegam junto com as férias, em seguida vem as festas, e nelas as retrospectivas, as previsões, e inevitavelmente pensamos no que será o ano vindouro. O que esperar de 2012?
 
Para ajudar-nos a pensar em 2012, considere primeiro o que aconteceu cem anos atrás, no ano de 1912, e avalie a importância que tem hoje, o que ocorreu em 1912. Caiu Hsian-Tung, o último imperador da China; os Fortes Barbalho, São Marcelo e São Pedro atacam a cidade de Salvador; afundou o Titanic; ocorreu a guerra sertaneja do Contestado no Paraná e Santa Catarina; Albânia consegue a independência da Turquia, enquanto Bulgária Grécia, Sérvia e Montenegro ainda guerreiam contra a Turquia; aconteceram os Jogos Olímpicos de Estocolmo; e inaugura-se a ferrovia Madeira-Mamoré. Que importância tem estes fatos hoje? Parece que pouco, certo?
 
Essa percepção coaduna-se com o que a Palavra nos diz:
“Ninguém se lembra dos que viveram na antiguidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois deles”. Ec 1.11
 
“Pois, toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor”. 1Pe 1.24

Considerando esta brevidade da vida, como fazer com que o ano de 2012 tenha mais valor do que a simples capacidade humana pode produzir? Pedro continua argumentando: 'mas a palavra do Senhor dura para sempre' (1Pe 1.25). O que torna nossos atos, como atos de valor eterno, é o viver em conformidade com a orientação do Eterno. Neste mundo temporal, estes atos tem menos valor ainda, mas namemória do próprio Deus, e com a essência divina deSeus princípios, nossa humanidade vai além doesquecimento humano e dura para sempre.
 
Volto à pergunta: O que esperar de 2012? Não tem o que esperar! Temos que escolher e agir. Temos que estabelecer nossas prioridades à luz de Sua palavra, e assim viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário