terça-feira, julho 06, 2010

As Parábolas do Mestre: A Semente no Coração Pedregoso (Mateus 13.5-6,20-21)

A Semente no Coração Pedregoso
Por Reinaldo Bui

“Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se... Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.” (Mateus 13.5,6,20,21)

Reconheçamos: este tipo de solo é melhor do que o primeiro. Bem, pelo menos ele apresenta condições mínimas para germinar. Mas quem este solo rochoso representa?

Como o próprio Jesus disse, são aqueles que receberam a palavra com alegria, mas um dia se deixaram dominar pelos problemas, perdas e perseguições. São pessoas que perceberam que Deus não eliminaria todas as suas dificuldades e se decepcionaram ao crer que todas as suas orações seriam atendidas. Pensaram que seguir a Jesus seria um céu sem tempestade, trabalho sem fracassos, vida sem sofrimento... Mas se enganaram.

Lembre-se que Jesus nunca fez estas promessas. Prometeu, sim, força nas tribulações, refrigério nos momentos de aflição e coragem nos momentos de fraqueza. Os evangelhos testemunham momentos de crise na vida de Jesus, até risco de morte. Os próprios discípulos ficaram abalados. João Batista chegou a questionar: será que é o Messias? 

Não poucas vezes, em momentos de provações, quando o sol do sofrimento bate em nossas cabeças, nos questionamos: vale a pena segui-lo?

Desanimados, muitos desistem e o abandonam. Creio que todos passam por momentos de crise depois da conversão. Nenhum de nós é um gigante, temos a mesma natureza e somos feitos do mesmo material. No entanto, enquanto que para alguns um problema representa uma pequena pedra, fácil de remover, para outros representa uma montanha.

Não é fácil suportar o sol do sofrimento sobre nossa cabeça, mas é necessário. Fugir é covardia, enfrentá-lo demonstra fé e confiança. Porém, qual é a melhor maneira de enfrentar os problemas e suportar o calor do sofrimento? Aprofundando nossas raízes. Nas raízes de uma árvore está o segredo do seu crescimento. Muitas vezes invejamos o crescimento de alguém, mas não atentamos para o duro caminho que ele percorreu. Observamos só o resultado, mas não olhamos para a fé, determinação, paciência, perseverança, humildade, abnegação, coragem, simplicidade... 

Vivemos numa cultura que se preocupa apenas com resultados imediatos e não se interessa em cultivar raízes. Agindo assim, não pense que encontrará água nos dias mais secos e quentes. Sua semente recém germinada fatalmente secará.

Uma planta que vence as rochas e atinge águas profundas, esta permanece.

Todos nós passaremos por dias difíceis. Pode ser uma perda, doença, expectativas não correspondidas, uma depressão, desespero, vontade de jogar a toalha...

São estes momentos que Deus utiliza para trabalhar em nossas almas e aprofundar raízes internas. Os problemas e os sofrimentos são as ferramentas que Deus usa para que nós cavemos mais profundamente; para que nós enxerguemos nossas pedras e aprendamos a removê-las do nosso interior; para que a semente da Palavra possa aprofundar suas raízes em nossa alma.

Medite...
Responda sinceramente: Que pedras você carrega no subsolo do seu coração que impedem o enraizamento da Palavra? Existe algo que você fez no passado que prefere não lembrar? Há alguma ofensa a ser perdoada? Algum relacionamento a ser restaurado? Algum pecado a ser confessado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário