segunda-feira, julho 19, 2010

As Parábolas do Mestre: a Ovelha e a Moeda Perdida (Lc 15.1-10)

A Ovelha e a Moeda Perdida
Por Reinaldo Bui



Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento (Leia Lucas 15.1-10).

As parábolas da ovelha e da moeda perdidas são as duas primeiras de uma série de três, sendo a terceira a do filho perdido ou "filho pródigo". O motivo de Jesus contar estas parábolas pode ser visto nos dois primeiros versos do capítulo 15. Aqui, publicanos e pecadores estavam se reunindo ao redor de Jesus para ouvi-lo, enquanto os fariseus e os doutores da lei murmuravam (queixavam-se injustamente): "Este homem acolhe os pecadores e come com eles." Observe que os fariseus não se queixavam de Jesus estar ensinando aos pecadores. Como os fariseus se julgavam ser “os justos professores da lei”, e todos os outros maus, eles não poderiam condenar sua pregação. Por reconhecerem a autoridade dos ensinos de Jesus, eles julgavam, consequentemente, ser incompatível com a dignidade de alguém tão conhecedor das Escrituras o comer com eles. O pressuposto por trás da declaração dos fariseus: "Este homem acolhe os pecadores..." É o que move Jesus a contar-lhes estas três parábolas.

Para compreender o significado desta declaração, devemos levar em conta que, praticamente tudo o que era feito naquela cultura, deveria ser considerado se seria uma atitude honrosa ou vergonhosa (mais ou menos como procedemos em nossas igrejas atualmente, certo?). Sejamos sinceros: a principal motivação para o que fazemos e como agimos se baseia na procura de honra para si e/ou para evitar a vergonha pública. Esta também era a preocupação central que movia as intenções de toda aquela sociedade, mas principalmente da elite farisaica.

Na primeira parábola, Jesus convida seus ouvintes a se colocarem na história: "Suponha que algum de vocês tenha cem ovelhas." Ao fazer isso, Jesus está apelando para o seu raciocínio intuitivo e para suas experiências de vida. Faça este exercício você também: se a ovelha fosse sua, o que você faria? Na conclusão da história, automaticamente, os fariseus mudaram de posição e, por causa de seu próprio orgulho, se recusaram a se identificar como uma ovelha perdida, associando-a aos pecadores, e buscaram ansiosamente o rótulo honroso de "justo", colocando-se na posição do grupo mais significativo das noventa e nove ovelhas. É aí que Jesus solta a seguinte sentença: "Haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Aqui, Jesus pode ter usado um pouco de sarcasmo na referência aos fariseus "que não necessitam de arrependimento" (leia Romanos 3:10, 23).

O mesmo se desenrola na parábola da moeda perdida. As dracmas eram moedas de prata que tinham o mesmo valor que um denário, o equivalente a um dia de trabalho. Isso podia significar pouco para os abastados fariseus, mas para um trabalhador, um dia de trabalho valia muito.

Após uma análise cuidadosa das parábolas, podemos ver que Jesus estava invertendo os valores daqueles homens, colocando de cabeça para baixo a compreensão que eles tinham da justiça humana e aceitação de Deus. Os fariseus se enxergavam como as pessoas amadas de Deus, e os pecadores como os excluídos. Na verdade, toda aquela sociedade pensava assim. Jesus usa os próprios preconceitos dos fariseus contra eles mesmos, ao valorizar os pecadores com uma mensagem desta. A mensagem é esta: “Deus tem um interesse pessoal pelo excluído e, quando Ele o encontra, coloca sobre seus ombros" (v. 5), e “busca diligentemente por pessoas que estão perdidas (em pecado) e, quando as encontra (e estas se arrependem) ele se alegra grandemente”. Jesus deixa claro que os fariseus que se achavam perto de Deus estavam distantes, e os pecadores e publicanos eram aqueles a quem Deus procurava.

Medite...
Vemos a similaridade deste recado aos fariseus em Lc 18:9-14, quando Jesus está ensinando sobre as diferentes atitudes de dois homens que oravam a Deus. Jesus os confundiu novamente quando disse que o pecador, ao invés do religioso, foi para casa justificado diante de Deus. E concluiu: “Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado." Qual tem sido sua atitude diante dEle?

Nenhum comentário:

Postar um comentário