quinta-feira, março 27, 2008

O Vestido Branco de Casamento

Nos últimos meses tive o privilégio de participar de alguns casamentos exuberantes. Ao céu aberto, com fogos de artifício, canapés com nomes em diversas línguas, arranjos de flores majestosos, ternos elegantes e vestidos brancos pomposos... Mas uma questão: "por que o vestido da noiva é branco?"

Até onde eu saiba, esta é uma tradição que se perpetua desde o casamento da rainha Victoria com o príncipe Albert na Inglaterra. Por amor, respeito e devoção a ela, depois dela ter usado um vestido branco, muitas outras mulheres o fizeram.

A voz popular diverge no significado. Alguns dizem que o branco simboliza a virgindade da noiva. Outros chamam isso de pureza, mas nem todos associam pureza à virgindade. O branco, segundo outros, pode significar a segurança do lar, que às vezes representa a fidelidade conjugal ou mesmo a paz entre os contraentes.

Acho muito interessante o fato desta história, do vestido branco, ter diferentes significados ou até mesmo versões de tradições diferentes. Cada mulher que se casa de branco utiliza o vestido por uma determinada razão. Às vezes as razões nem são condizentes com o que elas creem. Por exemplo, conheço mulheres que associam o branco à virgindade da noiva, e mesmo tendo elas uma vida sexual ativa antes do sonhado evento, ainda assim se decidem pelo vestido branco. O fato, não consigo enxergar de outra forma, é que elas querem continuar com a tradição de se casar de vestido branco, sem realmente ligar para a simbologia que elas conhecem e muitas vezes acreditam.

Particularmente eu acho bonito o vestido branco da noiva, mas de forma nenhuma consigo associá-lo à virgindade da noiva. Foi-se a geração que acreditava na virgindade como algo especial. A palavra de Deus tem sido negligenciada até mesmo dentro das igrejas que semanalmente cultuam ao Senhor Jesus.

Na verdade, não escrevi este texto para lembrar a todos do que a Bíblia diz sobre a vontade de Deus com relação ao sexo e seu devido tempo, mas sobre a diferença de se crer no que é verdade. O vestido branco da noiva tem muitas versões e significados. Não obstante, deuses são criados diariamente, cada um conforme à semelhança da criatura, tudo em função de como cada pessoa quer enxergar o divino: diferentes versões de deuses e seus significados.

Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo (Cl 2.8).

Tradições e simbologias devem ser vistas com muito cuidado. Pessoas vivem e morrem por ideologias que nem sequer passam perto da verdade. Diferente de muitos, não creio que a verdade é relativa. Existe uma verdade, e ela está em Deus. A história não mudará porque pessoas dizem coisas diferentes e no final, todos saberão o que é a verdade.

A verdade é a essência da tua palavra (Sl 119.160a)

Busquemos sempre a a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário