quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Amor - Sentimento Presente, Decisão Consciente


É indubitável que "amor" significa muitas coisas em nossa língua. Às vezes sexo, às vezes amizade e às vezes carinho. Outras vezes significa simplesmente marido ou esposa. Pode significar muitas coisas juntas, inclusive estas já citadas.

Amor é muitas vezes tratado como um sentimento. Não discordo disso, somente não posso dizer que amor é 100% um sentimento. Um sentimento como aqueles de cinema em um filme de comédia, romance ou suspense. Logo que o filme termina, o mesmo sentimento já não mais está presente. Amor é um sentimento com decisão. Resolvi escrever este artigo porque um bom exemplo me veio à mente.

A vida é cheia de surpresas, algumas agradáveis, outras muito tristes. Você já conheceu alguém que teve o cônjuge ferido por uma tragédia ao ponto dele ou dela não ser mais a mesma pessoa de antes do acidente? Quando eu digo "a mesma pessoa de antes" refiro-me às pessoas que tiveram perda de memória, aquelas que não mais conseguem se expressar, falar ou se envolver com o mundo. Esse tipo de pessoa que me refiro, com uma sequela muito grande por causa de um acidente, doença ou coisas que de fato podem mudar muito alguém.

Comento este exemplo para lembrar os leitores do amor que muitas vezes vemos nas pessoas que, por algum motivo desagradável, tiveram seu cônjuge modificado físico e pscicologicamente, mas ainda tomaram a postura de amarem seu marido ou esposa, mesmo não sendo estes 100% a mesma pessoa de antes. Tais pessoas provam que amar é uma decisão (também). Na verdade, creio que "AMOR" é muito mais uma decisão que um sentimento.

Este é um grande exemplo para mim sobre o conceito de amor: emoção presente, decisão consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário