domingo, julho 04, 2010

As Parábolas do Mestre: Introdução

Esta é uma nova série de devocionais criada por Reinaldo Bui, o mesmo autor de "Devocional em Tiago." Agora, todavia, seu foco de reflexão é nas Parábolas do Mestre.

Introdução
Por Reinaldo Bui

Desde a queda do homem no Éden, e seu consequente afastamento de Deus, o coração humano deixou de ser um jardim onde Deus passeava para se tornar um lugar árido, duro, pedregoso, espinhoso e difícil de lidar. O Senhor poderia ter desistido de nós, mas, em vez disso resolveu nos restaurar. Ele não cessou sua comunicação, pois tinha um plano maior que nos foi sendo revelado progressivamente. Porém, desde muito, ele cedo assistia às reações hostis e violentas de uma humanidade cujo coração insensível é marcado pela rebeldia. É este coração que Ele quer transformar, tal como um agricultor que transforma uma paisagem morta num campo produtivo. Jesus veio executar definitivamente esta obra através de uma Eterna Aliança. Ele é o ápice da revelação de Deus. Ele conhece como ninguém a alma do homem, seu potencial e suas limitações, pois se encarnou, viveu e sofreu as mesmas aflições que nós. Pode-se dizer que a grande tarefa de Jesus no mundo foi transformar o coração de uma dúzia de homens iletrados e incultos, para que estes semeassem o planeta com sua mensagem de amor. Jesus não desejava corrigir o comportamento exterior e nem produzir pessoas que reagissem como robôs bem comportados. Ele não queria dar meros ensinamentos, regras de comportamentos e normas de conduta como: - Isso pode, isto não pode.

Numa Antiga Aliança, Deus havia dado leis que procuravam corrigir o homem, discipliná-lo, fazê-lo ter uma convivência social saudável. Essas leis falharam, não por culpa da Lei (que é perfeita, boa), mas porque: "...pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado". (Romanos 3.20). A lei e as regras de conduta buscam moldar o homem exterior. As sementes que Jesus semeava, uma vez geminadas, mudariam o homem interior para sempre.

Jamais houve alguém que desejasse transformar mais o mundo do que Jesus, porém, ele não usou de qualquer tipo de violência e pressão para isso. Ele preferiu utilizar a sabedoria e o amor ao invés da força e do poder. Seu objetivo era atingir o interior do ser humano e inspirar desejo de mudança, criatividade e a capacidade de pensar em coisas eternas; era plantar boas sementes no coração de seus discípulos para que estes o compreendessem e o amassem a ponto de darem suas vidas por Ele.

Esta tarefa, entretanto, era gigantesca, pois, assim como nós, eles tinham uma natureza bastante corrompida por causa do pecado. Assim como eles, somos imperfeitos e superficiais. Jesus sabe que nossa natureza não muda da noite para o dia, mas Ele é persistente. Este é o Senhor a quem nós adoramos e servimos!

Alguns homens, envolvidos pelas palavras de Jesus, deixaram tudo para trás para segui-lo, mas suas obras e atitudes os confundiam. Muitos pensaram que ele era um grande estadista, alguém capaz de reunir um grande exército, alguém cujo mundo se inclinaria diante de seu poder. Não poucos se decepcionaram com sua humildade e com a simplicidade de suas ações, pois mesmo sendo grande, ele parava para atender aos mais sofridos e desprezados daquela sociedade: atendia aos pedidos dos leprosos, cegos e aleijados e até advogava a favor de prostitutas e mulheres de má fama. Quando o povo queria aclamá-lo rei, ele se retirou para assumir o papel de um humilde servo. Era impossível ficar indiferente à pessoa de Jesus! Seus discípulos não compreendiam exatamente a quem seguiam e ficavam profundamente admirados com seus gestos; seus inimigos, extremamente irados, não sabiam quem perseguiam. No entanto, uma coisa não podiam negar: Ele tinha o poder de alcançar com sua mensagem o mais íntimo do coração humano. De forma bastante econômica e precisa no falar, Jesus conseguia tratar em uma parábola o que precisaria de um livro para ser explicado.

Certa vez, Jesus contou uma parábola:
- Eis que o semeador saiu a semear*...
Explicou: - O semeador é o que semeia a palavra**...
E advertiu: - Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!*

Portanto, comece prestar mais atenção às Palavras de Jesus.

(*Mateus 13.3,9; **Marcos 4.14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário