quarta-feira, julho 07, 2010

As Parábolas do Mestre: A Semente no Coração Espinhoso (Mateus 13.7,22)

A Semente no Coração Espinhoso
Por Reinaldo Bui

"Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto.. Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera." (Mateus 13.7,22)

Dos três que vimos até agora, este solo é o melhor. Ele é adequado para o plantio. As sementes
germinaram, criaram raízes, encontraram um excelente clima para crescer. Não há pedras. Os problemas e o sofrimento não conseguiram interferir no crescimento.

Mas, junto com a Palavra semeada, apareceram pequenas gramíneas que a princípio não aparentavam nenhum risco. Havia espaço para todas as plantas e elas pareciam poder conviver perfeitamente juntas. Logo os meses se passaram e o previsível aconteceu: os espinhos cresceram muito mais do que aquela planta. A competição foi desonesta! Competiam pelos nutrientes, oxigênio, água, sol. O desenvolvimento natural das plantas foi abalada e elas, mesmo tendo raízes e porte, não frutificaram e, por fim, desapareceram no meio do matagal.

Que tipo de pessoa este solo representa? Representa pessoas que conhecem a Palavra, são sensatas, atingiram algum nível de profundidade, permitiram o crescimento das sementes do amor, do perdão, da sabedoria e da solidariedade. Elas suportaram os sofrimentos, as pressões, o calor sufocante dos problemas, a aridez e as dificuldades externas. Dia a dia tornaram-se fortes para vencer os problemas da vida, porém, não estavam preparadas para suportar as tentações que o nosso mundo oferece, e que cresciam sutilmente à sua volta. Note que enquanto as pedras representam problemas ocultos no íntimo do seu coração, os espinhos estão do lado de fora, por toda a parte. Todo agricultor sabe que não é preciso semear o mato, ele nasce sozinho. Sabe que sua capacidade de crescimento é maior do que qualquer planta que se deseja cultivar. Sabe ainda que, se não capinar regularmente, em pouco tempo ele toma conta da plantação.

Jesus disse que estes espinhos representam as preocupações e a ansiedade por causa das coisas deste mundo, as ambições e a fascinação por riquezas. Somos bombardeados diariamente com a ideia de sucesso e prosperidade (inclusive dentro da igreja). Muitos permitem que o mato cresça, justamente, por ele exercer tanto fascínio sobre o ser humano. São coisas como: dinheiro, fama, reconhecimento, admiração, o querer ser maior do que os outros, etc.

Mas, quem não tem ambições na vida? Quem não se perturba com as incertezas do futuro? Quem não tem preocupações na vida? Algumas destas são legítimas. O problema é quando elas nos controlam, roubam nossa tranquilidade e nossa capacidade de decidir. Quem não tem o cuidado de "capinar" diariamente o seu terreno, ao longo da vida, passa a ser uma pessoa amarga e não consegue entender por que é infeliz, solitária e vive com medo do amanhã, de perder suas posses e sua posição. Embora tenha todos os motivos para sorrir (tem sucesso, dinheiro, prestígio), não consegue ser feliz. Por quê? Porque não limpou as ervas daninhas ao seu redor que se enraizaram no seu coração. Além disto, mais cedo ou mais tarde, todos teremos que deixar para trás todo este mato que acumulamos na vida e só poderemos levar os frutos colhidos das sementes da justiça. Como este dia será?

Medite...
Você tem tido o cuidado de capinar diariamente os espinhos à sua volta? Tem dado a atenção devida às principais plantas da sua vida? Tem cuidado delas (e de você)? Tem deixado a Palavra frutificar em sua alma ou tem permitido que todo tipo de mato à sua volta abafe o que é mais importante?

Faça o download de todo o devocionário (clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário