terça-feira, fevereiro 02, 2010

Devocional em Tiago: Perseverança Sempre

2- Perseverança Sempre
Por Reinaldo Bui

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros sem ter falta em coisa alguma (Tg 1.2-4).

Muitos ao lerem este texto devem se perguntar se Tiago sabia o que estava escrevendo. Considerar motivo de alegria passar por provações? Quem ri quando está passando por dificuldades? Alguns devem até pensar: se Tiago tivesse ideia do que estou passando, não diria isto...

Ao invés disso, você é quem devia considerar que tipo de provação aqueles irmãos da igreja primitiva estavam passando: perseguição de morte por causa da sua fé em Cristo! Tiago bem sabia o que estava escrevendo e para quem estava escrevendo.

Longe de mim a ideia de que provações não causam dor. Elas geram dor, sofrimento e muitas vezes choro e lamento. Mas como filhos de Deus, devemos olhar para todas estas situações com tranquilidade, conscientes que estão debaixo do soberano controle do nosso Pai. Então, daí vem aquela famosa pergunta: mas que pai é este que permite que seus filhos sofram?

Primeiramente precisamos recordar algumas coisas. Lembre-se que todos os seres humanos sofrem, crendo ou não em Deus. Lembre-se também que todo o mal operante neste mundo é consequência direta do pecado. Lembre-se ainda que muitas vezes questionamos Deus sobre o momento que estamos passando simplesmente porque não conseguimos enxergar seus propósitos, como uma criança que não entende porque tem que tomar aquele remédio ruim.

Segundo, as provações são um laboratório de Deus para o nosso crescimento. Só que algumas pessoas não enxergam. Ninguém gosta de sofrer, mas devemos nos conscientizar que neste mundo, passaremos por aflições..., invariavelmente! E quem aprende passar e suportar o sofrimento das tribulações aprende o que é perseverança, maturidade e integridade.

Quando Tiago diz que a prova da nossa fé produz perseverança, não está se referindo a uma atitude passiva, mas a uma resposta desafiadora, forte e ativa às circunstâncias. Maturidade é o que Deus espera de nós ao longo da nossa vida cristã. É perfeitamente compreensível que nossos filhos chorem às portas do pré-primário, mas chorar no primeiro dia de aula da faculdade não. Esta perseverança nas tribulações aponta para um terceiro propósito de Deus para nós que é o da perfeição. Com o sofrimento, Ele espera nos aperfeiçoar, provando a nossa fé. Pode ser que você não compreenda, no momento, o porquê do sofrimento, mas quando desenvolvemos tamanha fé no nosso Senhor, podemos nos alegrar confiando que Ele está no controle e tem um propósito maior que compreenderemos mais tarde. Aqueles que têm filhos crescidos já passaram por algumas situações de “cortar o coração”, como por exemplo, vê-los chorando na porta da escola no primeiro dia de aula. O filho está sofrendo a dor da separação assim como os pais estão, mas estes sabem que há um propósito maior nisto tudo, coisa que a criança não pode entender na sua imaturidade.

Uma curiosidade: na natureza, encontramos duas substâncias que têm a mesma composição em termos de conteúdo atômico: o grafite e o diamante. O grafite tem uma estrutura de átomos de carbono alinhados na forma de planos deslizantes e, dessa maneira, ele é um excelente lubrificante, mas se colocando o grafite sob alta pressão, ele acaba compartilhando esses átomos também no sentido vertical e assim se torna um diamante. É através de sofrimento, dor, pressão, que se acaba produzindo coisas de valor. Como você tem reagido às situações adversas da vida?

Veja o devocional anterior:
1- Mente de Servo

Nenhum comentário:

Postar um comentário