sábado, fevereiro 06, 2010

Devocional em Tiago: Orgulho Vs. Humildade

4- Orgulho Vs. Humildade
Por Reinaldo Bui

O irmão de condição humilde deve se orgulhar de sua elevada posição. E o rico deve se orgulhar de sua condição humilde, porque passará como a flor do campo. Pois o sol se levanta com calor ardente e seca a planta; cai então a sua flor, e é destruída a beleza da sua aparência. Da mesma forma, o rico murchará em meio aos seus afazeres (Tg 1.9-11).


Você se lembra de como foi sua conversão? O que aconteceu depois? Quais eram suas expectativas para a nova vida que você iniciara? Arrisco dizer que você esperava que tudo se consertaria e que Deus daria jeito em todos os seus problemas... Bem, pelo menos temos visto muita propaganda neste sentido ultimamente. Agora imagine: você ouve o Evangelho, crê em Jesus, passa a desfrutar de grande e alegre comunhão com Deus e com outros irmãos e de repente seus problemas se agravam... - É cristão? Fuja ou morra! Como você se sentiria?

Alguns daqueles crentes eram pobres, e sofreram consequências desastrosas muito mais fortes, outros eram ricos e com recursos minimizavam as dores e dificuldades. Isto aconteceu com os destinatários desta carta (literalmente), e havia aqueles que na fuga acabaram perdendo suas casas, seus trabalhos, sua estabilidade financeira, passaram a viver com restrições, carências, fome, ameaça constante, vendo a família sofrer, etc. Inevitavelmente, muitos questionamentos surgiram nas suas mentes, porque a coexistência da riqueza com a escassez gerava dúvidas no irmão que padecia e soberba nos mais abastados – como acontece hoje em dia. Estes contrastes sociais sempre levantam muitas questões sobre os valores cultivados por nossa sociedade humana (veja o Salmo 73, por exemplo).

Tiago passa a tratar este problema chamando atenção para o que realmente tem valor. Temos em nossa sociedade algumas “moedas” de grande valor que são: dinheiro, beleza e inteligência. Valorizamos demais estas coisas e consequentemente refutamos o que não se encaixa no nosso padrão de ideal no tocante em nível social, saúde, emprego, namoro, carreira, etc. Infelizmente, para muitos cristãos, o não obter este ideal é motivo de sofrimento! Tiago trata com o irmão de condição humilde, ou seja, um irmão com baixo nível social, mas que era rico de outra forma. Provavelmente estava se referindo a sua vida com Cristo. Isto sim tem valor. Conversão não tem que implicar em riqueza, pois senão, Tiago daria outras orientações. Também exorta que os irmãos mais ricos se orgulhem de sua condição humilde. Ele não está falando contra ser rico, pois o problema está na disposição diante da riqueza. 1Tm 6.9, 10 nos diz contra confiar na suposta segurança monetária que é ilusória. Podemos ter muitas decepções financeiras ainda em vida como perda de empregos, contratos, crises de mercados, enfermidades, etc., e ainda que a riqueza não bata asas, você é quem baterá as botas e nada levará. É por isso que Tiago fala sobre a fragilidade da vida. O tempo, cruel e implacavelmente, nos torna velhos e nos coloca mais próximo da morte, e a morte vai nos colocar diante de Deus, sem nada, nenhum dos bens acumulados aqui na Terra. Com eles não se compra o favor de Deus. O rico pode usar seu dinheiro para obter coisas, mas tem um fim. Aprendamos com Salomão (leia Ec 7.2)

Então, há razões verdadeiras para nos orgulharmos? Sim. Gloriar-se, ou orgulhar-se (v.9) refere-se não a arrogância, mas ao orgulho alegre que valoriza o que Deus valoriza.

Veja o devocional anterior:
3- Sabedoria Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário