segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Devocional em Tiago: Vitória nas Tentações

6- Vitória nas Tentações
Por Reinaldo Bui

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, quando por esta é arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter se consumado, gera morte. Meus amados irmãos, não se deixem enganar. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Por sua decisão Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que criou (Tg 1.14-18).

Conta-se que certa vez Spurgeon estava ouvindo um pregador que dizia ter alcançado a incorruptibilidade. No dia seguinte pela manhã, quando Spurgeon chegou ao salão do café (pois estavam hospedados no mesmo hotel), pegou um jarro com água e derramou sobre a cabeça do “impecável” pregador que levantou-se furioso. Spurgeon então soltou: “Calma, colega, só queria verificar se o que você disse ontem era mesmo verdade.” Antes que alguém se iluda com esta possibilidade – que o crente pode alcançar um estágio de não pecar mais, considere o que Tiago diz. 

Em primeiro lugar: não ache que você está imune ao pecado. Depois de sermos perdoados e aceitos por Cristo, continuamos com esta tendência pecaminosa. Tiago afirma que cada um é tentado portanto não faça de conta que você não é. Todos o somos! O fator que faz com que sejamos tentados é a nossa própria cobiça (desejo ardente de possuir ou conseguir alguma coisa). Todos têm. Pode haver diferenças nas ênfases, mas não na essência. Alguns são tentados na área sexual, outros a vingança, ganância, orgulho, $$, etc. Jesus disse que do coração procedem os maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias - Mt 15:17-19. Este é o coração humano.

Segundo: Não ache que a culpa é de outro. Temos a tendência de colocar a culpa nos outros ou na situação. A terceirização é algo tão antigo quanto o homem (Gn 3.12-13). Quando ficamos irados é por que o outro provocou; se o aluno não vai bem por que o professor não ensinou a matéria, se os filhos são rebeldes a culpa é dos pais, etc. Frequentemente culpamos o Diabo pelos nossos deslizes... Não que ele não tenha participação, mas acontece que ele nada pode fazer sem a concessão do homem. Outros podem pensar em por a culpa em Deus (já que Ele é soberano), mas Ele não pode ser tentado (não é de sua natureza) e consequentemente a ninguém tenta. Portanto, não diga isso. Pare de colocar a culpa em outros, estas são somente oportunidades de aflorar o que você é e pensa, caso contrário, você vai deixar aberto o flanco que vai destruí-lo. 

Terceiro: não ache que está perdendo o melhor. Quando tentados, reina o pensamento que existe uma alternativa melhor (seja no campo sexual, furto, vingança, ...). Tiago diz que a cobiça o atrai e seduz. Isto significa que há uma atração hipnótica por satisfazer um desejo. Você vê isto no caso das drogas, onde a pessoa começa com um curiosidade ingênua por algo novo, e se torna escravo sendo dominado. Assim é o caso na imoralidade, no furto,... Quantos hoje choram reconhecendo que sua opção imoral destruiu sua família. Outros nem têm consciência do que perderam. Quantos amargurados não têm consciência de que estão prejudicando a si mesmos. Quantos preguiçosos lamentam por não serem disciplinados e não terem estudado ou se dedicado para que tivessem uma vida melhor. Não se engane – o perfeito e bom vem de Deus. Eles são presentes de Deus (17). O que difere da conduta de Deus é sedução do pecado.

Por último: não ache que você superará sozinho. Por natureza somos comprometidos com o pecado. Jesus disse que quem comete pecado é escravo do pecado. Não se pode esperar que a solução esteja somente em nós. Precisamos aprender a depender de Deus e buscar auxilio com cristãos mais maduros.

Fomos regenerados por Deus, mais exatamente por sua Palavra. Isto não significa que não pecaremos mais, mas que Deus gerou em nós uma nova vida. Assim trazemos em nós duas naturezas e a condição para que a vontade de Deus reine em nossas vidas é a dependência do que vem nesta nova vida (Gl 5.16 a 25).

Veja o devocional anterior:

Um comentário:

  1. Olá Zambelli (não sei o nome referente a letra "T", rs, por isso te chamei só pelo sobrenome, hehe)
    Adorei seu blog. Gostei muito. O Google me trouxe até aqui quando eu pesquisava sobre o livro de Esdras. Pena que aqui só vai até o capítulo 6, se não me engano...
    Poxa, legal esse seu último post. Esta questão que você abordou logo no finalzinho, sobre as duas naturezas, é algo bem legal e que tem me feito pensar mto. Não podemos negar a nossa humanidade, mas temos que fazer florescer a cada dia a nossa santidade, pois só assim O veremos e seremos iguais a Ele, de acordo com a sua vontade. E, é muitas vezes que, através dos conflitos que existem no nosso lado humano é que nos vemos fracos, incompletos e imperfeitos, vendo então que só Ele é quem supre as necessidades do nosso ser e só nEle podemos ter vida abundante e alegria plena.
    Abraços!

    Ah, passa no meu blog, rs. Sempre trago alguma temática cristã ao longo da postagem...
    Tô seguindo o teu. Gostei mesmo!

    http://meuetereopensar.blogspot.com

    SAM (^_^)

    ResponderExcluir