domingo, fevereiro 07, 2010

Devocional em Tiago: Tentação e Provação

5- Tentação e Provação
Por Reinaldo Bui
 
Bem aventurado o homem que persevera na provação, porque depois de ser aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta (Tg 1.12-13).


Antes de qualquer coisa, precisamos entender que há uma diferença significativa entre provação e tentação. Provações são dificuldades, situações aflitivas ou sofrimentos muito grandes, que põem à prova nossa força moral, nossa fé e nossas convicções. Tentação é aquele impulso para a prática de alguma coisa censurável ou não recomendável.

Provações são ações externas que aparentemente ameaçam, mas são fatores que cooperam para nosso aperfeiçoamento. Tentação é um desejo veemente ou violento. As tentações se diferenciam das provações por tratarem não de ações externas, mas de tendências internas.

Deus nos prova, nunca tenta. Somos tentados pela nossa própria cobiça. O Senhor não usa tentações para nos provar, mas podemos ser tentados durante as provações. Quando? Quando não compreendemos a natureza e o propósito das provações, estas parecem ameaças contrárias a nós. Começamos então questionar o amor de Deus e a sua habilidade em conduzir-nos a um fim proveitoso. Porém, quando usamos de sabedoria, passamos a assimilar a escala de valores de Deus, abrindo mão do que se restringe a esta vida, e investindo na eternidade. A impressão que dá é que o plano de Deus para o nosso aperfeiçoamento corre risco constante, pois depende da nossa fé e compreensão ver Deus fazendo aquilo que está fora de nosso alcance. Só quando superamos a provação, alcançamos o estágio de ver Deus derramar a sua graça abundante. 

Há uma tendência de identificarmos como ameaça o que está fora de nós ou do nosso controle, mas nós podemos ser a maior causa de nosso fracasso. Como fazer, então, para não fraquejar num período de tribulação? Todo aluno, todo soldado, todo atleta precisa se exercitar muito antes de enfrentar uma prova. Não é diferente na vida espiritual. A diferença – preste atenção – é que as provas da vida não vêm com hora marcada! Portanto devemos estar constantemente preparados. 

Alisto aqui algumas disciplinas que nos ajudarão a superar com êxito as provas da vida:
1. Trate preventivamente com o pecado. Não flerte com o pecado, corte-o na raiz do pensamento. Sai mais barato construir uma cerca do que sofrer o prejuízo;
2. Gaste tempo com a Palavra. Sl 119.11 diz: Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Ela é que vai atuar em sua mente. Jesus quando tentado usou a Palavra (está escrito...) atribuindo a ela enorme autoridade e valor;
3. Aprenda a depender de Deus. Ore para que Deus lhe livre da tentação (Mt 6.13);
4. Aprenda a confiar em Deus desde as pequenas coisas;
5. Aprenda a obedecer. É difícil? Mas é um ótimo exercício.

Veja o devocional anterior:

Um comentário:

  1. Valeu pela explicação, que você continue crescendo no conhecimento e também na graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir