sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Devocional em Tiago: Sabedoria Grátis

3- Sabedoria Grátis
Por Reinaldo Bui

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que dúvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida, instável em tudo que faz (Tg 1.5-8).


Aprender com os mais sábios é um conselho que todos deveriam seguir. Porém, nem todos o fazem. Mas como somos pessoas inteligentes, que desejam crescer e agradar a Deus com nosso proceder, buscaremos conselho com o homem mais sábio que já existiu: Salomão.

Ele nos ensina em Provérbios, logo nos primeiros versículos do livro, o segredo de como se obter sabedoria: Salomão ensina que a sabedoria começa no temor ao Senhor (Pv 1.7). Simples, né? Daí em diante, este livro é um verdadeiro manual de procedimentos de um sábio.

Voltemos para Tiago, sempre lembrando o contexto de perseguição que permeia este livro. Por que ele nos exorta a pedirmos por sabedoria numa situação de sofrimento? Por três motivos:

Primeiro, é necessário obtermos sabedoria para que vejamos as situações da vida como Deus vê. Sabedoria é conhecimento aplicável à vida. Não basta saber o que devemos fazer e o como devemos agir. Temos que por em prática, interpretar as situações da vida como Deus as interpreta. Assim, Ele nos dá a orientação necessária sobre como devemos proceder e nos habilita a agir em conformidade com sua vontade. Isto é sabedoria!

Segundo, também é necessário saber do caráter sábio de Deus que tem e disponibiliza a verdadeira sabedoria a todos nós. Tiago mostra que Deus é dadivoso: a todos dá (v.5). Mesquinhez é oposto ao caráter de Deus. Pense nisto: Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas? (Rm 8.32). Mostra também que Deus é irrestrito. Dá a todos... e liberalmente. Fique tranquilo. Você não corre o perigo de pedir a Deus e Ele dizer que "não vai com sua cara". Ele não fará este tipo de restrição. Além disto, Deus sempre dá de boa vontade. Nós humanos facilmente nos aborrecemos com uma pessoa que pede repetidas vezes algo para nós. Julgamos que é abusada e tendemos a repelir aquela pessoa. Deus não age assim, mas nos dá sabedoria livremente, irrestritamente e de boa vontade.

Por fim, é necessário conhecer a condição única para se apropriar desta sabedoria: pedir com fé, isto é, sem duvidar. A expressão homem de ânimo dobre diz respeito ao homem que está dividido entre querer fazer a vontade de Deus, mas também querer fazer sua própria vontade; querer aderir ao projeto de Deus, mas também querer seguir as coisas do mundo. Neste caso, mente dividida não é alguém que simplesmente está em dúvida se Deus vai dar ou não, mas é estar vivendo voltado para duas possibilidades

Deus exige dedicação exclusiva a Ele através de uma consagração total de nossa vida. Significa dedicar-se a um só caminho, e isto envolve a família, o trabalho, os estudos, bens, ou ainda o que fazemos com nosso tempo, horas de lazer, etc.

Sabedoria nos habilita a buscar confiantemente o entendimento para situações do dia a dia, sejam elas de dificuldade ou de alegria. Busque-a na Palavra e peça com fé.

Veja o devocional anterior:

Nenhum comentário:

Postar um comentário