sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Devocional em Tiago: Primeiro Ouça

7- Primeiro Ouça
Por Reinaldo Bui

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que tanto prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los (Tg 1.19-21).

Sejamos honestos, não gostamos de ouvir. Estamos sempre prontos a expressar nossa opinião e nos iramos facilmente. Nossa ira visa a nossa justiça, não a de Deus. Assim a impureza e a maldade prevalecem em nossa vida. Não somos humildes para aceitarmos a Palavra que visa a nossa salvação. Isto é tão verdade hoje como era quando Tiago escreveu sua carta. A postura que ele propõe que nós assumamos tem a ver com o modo de vida que Deus espera que tenhamos e que (curiosamente!) é completamente avessa a nossa natureza.

Sua orientação para revertermos este quadro começa com a área mais difícil para nós, mas que é fundamental: começa com saber ouvir. Leia isto com muita atenção: ...tenham isto em mente: sejam todos prontos para ouvir.... Ouvir é a ação mais básica para se aprender em qualquer situação. Devemos ouvir, mas ouvir o quê? Ele completa no v.21: a Palavra. Esta palavra, quando cuidada e nutrida, acaba crescendo em nós. Esta ação esperada, de ouvir, está relacionada com ter um espírito receptivo, atento ao que Deus tem a falar, pois a nova vida é o começo e isto envolve uma postura ensinável. Não seja obstinado, cabeça dura, coração de pedra. Aprenda a ouvir, por mais difícil que seja. 

Se você achou difícil o primeiro, o segundo passo vai um pouco além: Sejam todos... tardios para falar e tardios para se irar. Resista à tentação de responder descontroladamente, nem use a desculpa de “sou sincero e falo o que penso”. Aprenda, vença a tentação da impulsividade. Fique quieto num primeiro momento, reflita e responda depois. Esta atitude complementa-se, harmoniza-se com ser tardio a se irar. Mansidão é fruto do Espírito, e significa adotarmos uma atitude humilde gentil, doce e branda, diferente da atitude soberba, hostil e vingativa que a ira levanta.

Se sabemos estas coisas, devemos dar continuidade. O processo não está concluído. As próximas medidas que devemos tomar são: livrar-se da impureza moral e da maldade. A palavra utilizada para descrever esta ação (livrar-se) é a mesma de despir-se, ou seja, tirar esta roupagem que vestimos. Despojar é tirar a roupa. As velhas vestes, hábitos e costumes precisam ser mudados. Podemos iniciar elegendo um pecado que mais nos assola e o priorize para ser tratado. Há também os pesos que não são essencialmente pecados, mas que comprometem a nossa dedicação ao Senhor, como por exemplo, tempo na frente da TV e do computador, entretenimento, diversão, leitura escolhida, etc. Aqui neste texto a palavra utilizada para impureza é um termo parecido com o empregado para descrever o cerume do ouvido, o que compromete o ouvir. Se você chegou até aqui, só falta mais um passo: livrar-se de toda maldade. Diz respeito a palavras que abordam o mal em geral, mas que se aplicam a ações objetivas. Não é nada distante de nós. Por exemplo, tem a ver com depravação e malícia, mas também com a intenção de ofender alguém. Se conservarmos estas coisas em nós, entupimos nossos ouvidos, e não ouvimos o que Deus tem a nos falar. Deste modo, nem tão pouco Ele atenta ao que falamos. O remédio? Confesse (1Jo 1.9) e abandone estes pecados. Dependa da graça de Deus para se livrar de todos os males. O orgulho invejoso, uma atitude agressiva que compete com outros e busca sua autopromoção pode impressionar o mundo, mas está longe do alvo que Deus propõe para nós que é produzir em nós a Sua justiça. Aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

Veja o devocional anterior:

Nenhum comentário:

Postar um comentário