segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Devocional em Tiago: Introdução e Mente de Servo

Neste último mês (janeiro/2010), eu estive presente no Projeto Missionário de número 52 da JUVEP, na cidade de Farias Brito-CE. Durante este tempo, tínhamos um material para lermos e crescermos que foi escrito por Reinaldo Bui, um grande amigo e irmão na fé. Muito do conteúdo escrito foi baseado na série de sermões do Pr. Fernando Leite, da Igreja Batista Cidade Universitária em Campinas-SP.

Considerei um excelente material para ser disponibilizado em Todah Elohim. Por isso, já com a autorização do autor, disponibilizarei um capítulo por dia. Faça um bom proveito do excelente material!


Introdução
Por Reinaldo Bui


Fé em ação: assim defino o conteúdo desta carta. O propósito principal desta epístola é demonstrar que a fé no Senhor Jesus Cristo deve ser aplicada a todas as experiências de nossa vida e relações que vamos estabelecendo no percurso de nossa existência.

O autor desta epístola é Tiago, o meio-irmão de Jesus. Dos três Tiagos  citados no Novo Testamento, Tiago filho de Zebedeu e irmão de João foi morto por Herodes; Tiago filho de Alfeu somente é citado na lista dos apóstolos e é pouco provável que seja o autor desta carta. Sobrando, portanto, Tiago, o irmão do Senhor, indicado por Paulo (em I Co 17.7; Gl 1.19; 2.9) e Lucas (em At 1.14; 15.6-29; 21.18-25).

Este Tiago, por conseguinte, era homem de grande influência e distinção principalmente no círculo dos cristãos judeus, ocupando uma posição de grande autoridade na Igreja Mãe de Jerusalém, que presidia as assembléias e pronunciava com poder a última palavra. O tom de autoridade desta epístola condiz bem com a posição de primazia atribuída a ele.

Quando lemos sobre os destinatários desta epístola, Tiago dirige-se às doze tribos dispersas entre as nações. Prontamente entendemos que ele se dirigia à nação de Israel como um todo, pois esta era uma forma de se referir ao povo judeu. Porém, é admirável o fato de que desde os tempos de Salomão (cerca de 1000 anos antes) a nação não era tratada desta forma. Após sua morte o reino foi dividido e a situação agravou-se mais ainda no período de cativeiro, provocando uma divisão irreparável entre Judá e Israel, entre judeus e samaritanos.

Voltar a referir-se às doze tribos como uma unidade, revela que em Cristo não há mais aquela separação entre eles. Todos os descendentes de Abraão agora são um, mesmo dispersos por causa da perseguição que sofriam por se tornarem cristãos.

São muitas as exortações de encorajamento a uma vida que demonstre piedade e fé dinâmica. Igualmente muitas são as aplicações que podemos fazer para nossa caminhada de fé cristã.


1- Mente de Servo
Por Reinaldo Bui

Tiago, servo de Deus e o Senhor Jesus Cristo, 
às doze tribos dispersas entre as nações. Saudações (Tg 1.1).

Cada um de nós traz dentro de si padrões que nossa sociedade dita como um ideal a ser alcançado. Desejamos ser reconhecidos por algo em que nos destacamos, seja no meio profissional, estudantil e até mesmo pela aparência ou linhagem familiar. Tiago poderia se apresentar, e não seria mentira, por irmão de Jesus; ou por Líder da igreja de Jerusalém; ou coluna da igreja; ou ainda por o justo. Mas ao invés disto, ele se apresentou como um servo.

A palavra grega que foi traduzida como servo é a palavra doulos. Servo é uma maneira amena de traduzi-la, pois esta palavra significa literalmente escravo. Se para nós é uma maneira bastante bizarra de se apresentar (ex.: sou escravo de fulano...), quanto mais na época em que foi escrita esta carta, quando escravidão era uma realidade presente naquela sociedade e trazia em si uma ideia repugnante. Por que então Tiago, irmão do Senhor, líder da Igreja em Jerusalém, tido como uma das colunas da fé cristã na Igreja primitiva apresenta-se assim? Já pensou se você tivesse estas prerrogativas? Como você se apresentaria?

O que o diferenciava é que, embora antes incrédulo (ver Mc 6.3 e 3.2), num certo momento de sua vida ele resolveu dedicar-se inteiramente a Deus, e isto é o que importa. Para Tiago, as demais coisas eram secundárias. Desde então, ele passou a viver não para servir, agradar ou cumprir seus próprios interesses. Ele havia se dedicado ao Senhor.

O que nos diferencia de Tiago? Reflita nesta pergunta por vários ângulos. Em determinados aspectos somos muito diferentes dele, mas no que diz respeito à fé, não devemos (ou não deveríamos) ser em nada diferentes.
Haveremos nesta condição, de prestar contas a Deus e a seu Filho sobre o que fizemos com nossas vidas. Na parábola dos talentos vemos que Deus pede contas e dá o reconhecimento devido (Mt 25.19, 21, 23, 26).

Tiago prestou seu serviço a Deus servindo os irmãos na igreja de Jerusalém, escrevendo esta carta, exortando, encorajando, ensinando... Dedique hoje sua vida ao Senhor. Entregue-se a Ele como servo sabendo que Seu projeto para nós é muito superior a qualquer outro. Entre os hebreus, alguém poderia ser vendido como escravo para, por exemplo, saldar alguma dívida, mas esta servidão não podia passar de seis anos. Porém, quando um escravo declarava publicamente que amava o seu senhor e desejava servi-lo por toda a vida, então era levado diante dos anciãos, e sua orelha era furada como sinal de que este lhe serviria por toda a sua vida (Ex 21.5, 6). Um servo bom e fiel vive para o seu Senhor, procura agradar o seu Senhor porque ama servi-lO.

Uma fé sincera deve obrigatoriamente provocar em nós esta disposição para servir. Durante a leitura do livro de Tiago procure de que forma objetiva você pode estar fazendo a vontade de Deus e servindo ao Senhor e ao próximo. Identifique e separe em sua vida diária um tempo específico para se dedicar servindo ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário