segunda-feira, outubro 10, 2011

Prioridades do Senhor Jesus (5): a Oração

Por Fernando Leite
Sermão transcrito

Esta é a quinta mensagem da série sobre as prioridades da vida espiritual, conforme a visão de nosso Senhor Jesus Cristo.

Na primeira mensagem, abordamos a prioridade do Reino de Deus (Mt 6.33): Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus. Associamos àquela mensagem a imagem de que fomos chamados para estar de joelhos diante do trono do nosso Deus e Senhor. A segunda mensagem foi sobre o quão importante é dar ouvidos à Palavra de Deus. A ilustração que empregamos foi a de uma bicicleta, que Deus impulsiona para o lado que você direciona. Se você está desejoso de ouvir as verdades de Deus, Ele vai “dar um empurrão nessa bicicleta” no sentido de você entender mais e mais o Seu recado. Mas se, por outro lado, você colocar a bicicleta em outra direção, ou seja, de indiferença à Palavra, Ele também vai empurrar a bicicleta nesta outra direção, e o resultado será de distanciamento e falta de discernimento. Na terceira mensagem, falamos sobre a prioridade do amor. O Senhor Jesus disse que este é o segundo mandamento. A idéia é que temos de amar independentemente das condições. A figura que empregamos foi aquela que aparece em João 13: Jesus com a toalha na cintura, para servir como escravo, fazendo isso como expressão de amor. Na mensagem passada, falamos de uma expressão objetiva desse amor que é o perdão. Talvez a figura que tenha ficado mais forte, pelo menos para mim, corresponde à idéia de me colocar como um juiz com o martelo na mão, pronto para declarar alguém inocente, por mais que esta pessoa tenha me ofendido.

A quinta prioridade, que estudaremos a partir de agora, é a que trata da oração. Quando começamos esta série, fiz questão de salientar que essas prioridades não estavam colocadas necessariamente em uma ordem hierárquica. Portanto, embora esta seja a quinta mensagem, isto não significa que a oração venha em quinto lugar. Na verdade, a oração está intimamente relacionada à primeira prioridade, que focaliza a busca pelo Reino de Deus.

Da minha experiência e vivência com relação à oração, tenho observado o seguinte: mesmo as pessoas que mais se caracterizam por uma vida de oração sentem que ainda estão em falta com a vida de oração que deveriam ter. Às vezes, tomo isto até como consolo para mim mesmo, pois certamente não me reconheço como um “campeão” nesta área de oração.

Quando olhamos, então, para a pessoa do Senhor Jesus Cristo, aí é que as coisas se complicam, porque a Sua vida e os Seus ensinamentos acerca de oração sãoabsolutamente marcantes. São perto de 100 versículos que narram alguma coisa sobre oração na vida de Jesus. Desses, 50 versículos são dedicados a descrever a vidade oração de Jesus, enquanto os outros 50 versículos são empregados para descrever os ensinamentos de Jesus sobre este tema. 


Fonte: IBCU

Nenhum comentário:

Postar um comentário