sexta-feira, setembro 04, 2009

As Consequências do Pecado (Lição 3)


Veja antes:

Introdução
No estudo anterior, estudamos sobre a tentação de Satanás e também sobre a desobediência do homem. Ao invés de alcançar suas pretensões, o homem teve, na verdade, uma grande decepção. Veja o relato bíblico de Gênesis 3:8-13:
Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

O processo de morte
Nesse texto temos uma descrição das primeiras consequências do pecado. Inicialmente, eles perceberam a nudez. Quando ouviram a voz do Senhor, esconderam-se da presença dEle. Ao invés de desfrutarem da paz e segurança, o homem tinha agora medo do Criador. Eles reconheceram que o que fizeram não era da aprovação de Deus, por isso fugiram da presença dEle.

Em seguida surgem vários conflitos de relacionamento. O homem acusou a sua esposa, e também acusou a Deus por ter colocado aquela mulher como companheira. Por fim, a mulher acusa a serpente, dizendo que ela a havia enganado. Mas as consequências não param nas acusações e temores.

Em Gênesis 3:14-19 temos a descrição das consequências geradas pela desobediência à Palavra de Deus:
Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.

Essas consequências não ficaram apenas com o primeiro casal, pelo contrário, afetou toda a raça humana. O apóstolo Paulo, em Romanos 5:12 afirmou: Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. O que ele diz é que a morte passou a todos os homens. Assim, por causa da desobediência de um, todos sofreram as consequências do pecado.

Todos os homens, por causa do pecado de Adão, herdaram essa natureza pecaminosa. Foi por isso que o apóstolo Paulo disse em Romanos 3:10-12: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Pode-se concluir que, nenhuma pessoa é justa diante de Deus, pois, segundo Romanos 3:23 todos pecaram.

O Grande Abismo
Por causa do pecado, surgiu um abismo entre Deus e os homens. É isso que lemos em Isaías 59:2. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Por não confiar na Palavra de Deus, o ser humano acabou arrumando uma grande encrenca para si. A vida passou a ser difícil e complicada. Em lugar da alegria surgiu o choro, a falta de esperança e também a morte física. É justamente isso que Deus estava querendo dizer com a palavra morte - A falta de comunhão com o Criador, a perda do significado da vida e também a condenação eterna.

O salário do pecado nunca foi reduzido.
Paul E. Holdcraft

Resumo da lição
Nessa lição aprendemos que o homem, por optar pela proposta de satanás, caiu numa enorme cilada, arruinando assim, a sua vida e também de toda a raça humana. Por causa disso, o homem vai à procura de alternativas para resolver esse enorme problema causado pelo pecado.

Conheça o material completo (clique).

Um comentário:

  1. Ola, gostei muito do seu blog... gostaria muito de me tornar seu parceiro nesta luta para a propagaçao do evangelho do reino, se estiver interessado é so dar uma olhada no educarcristao.blogspot.com e deixar seu recado...
    Desde ja´... Todah Elohim..
    e a vc tambem

    ResponderExcluir