segunda-feira, maio 21, 2007

Como ouvir a voz de Deus?

Dentre os segmentos da teologia sistemática, a bibliologia é fundamental. A cosmologia bíblica pode influenciar em muito a forma de ver Deus. A mensagem abaixo é uma rápida fagulha do todo desta "logia".

Segundo o escritor de Hebreus, Deus falou de várias formas ATRAVÉS e POR MEIO dos profetas, que deixaram escrito o que hoje chamamos de Bíblia.
Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo (Hb 1.1-2).
Há mais de 40 autores em uma obra que durou aproximadamente 1600 anos para sua conclusão e que apesar das tentativas lingüísticas, arqueológicas, antropológicas, e outras para derrubar a veracidade da Palavra de Deus, elas somente conseguiram ratificar a verdade.

A inspiração

A palavra de Deus tem origem nEle
Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo (2Pe 1.20-21).

O poder da palavra de Deus
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração (Hb 4.12).

A palavra de Deus foi escrita com a supervisão dEle em todos os detalhes
Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra (Mt 5.18).

Qual o valor da Bíblia?
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17.17).
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2Tm 3.16-17).
Conteúdo da Palavra

A lei do SENHOR é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do SENHOR são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do SENHOR são límpidos, e trazem luz aos olhos. O temor do SENHOR é puro, e dura para sempre. As ordenanças do SENHOR são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.
Leia o artigo sobre o Sl 119 já publicado (24/maio/2007) e reflita na atitude do salmista com a palavra, o que deve se fazer com ela e quais os resultados provados na vida do salmista por causa dela.

Excelente frase
Líderes segundo a vontade divina demonstram amor pela verdade. Estudam a palavra escrita para alimentar suas próprias almas, bem como para ajudar a outros. Deus ensina um líder a apreciar a verdade, a cultivar hábitos para incorporar a verdade e responder com obediência a ela.Etapas na Vida de um Líder - J Robert Clinton, pg. 77.

Nenhum comentário:

Postar um comentário