quarta-feira, setembro 09, 2009

Analogia do Basquetebol: O Essencial

Essência pode ser considerada tudo aquilo que sem o qual não o é. Difícil de entender? Imagine um cavalo... Imagine mesmo... Como é seu cavalo? Quatro patas? De que cor? Tinha crina? Como era a cabeça? As respostas a essas perguntas são fundamentais para que o cavalo de sua imaginação de fato seja um cavalo. Já viu um cavalo com 10 patas, duas cabeças e de cor verde? Existem características que são essenciais para que algo seja algo.

Igualmente acontece no basquetebol. Existem objetos que sem eles o basquete não poderia ser chamado de basquete. Creio que são dois elementos essenciais: a cesta e a bola. Ninguém pode jogar basquete sem uma cesta e uma bola, pois são características essenciais do desporto. Não estou dizendo o tipo de bola nem o tamanho ou altura da cesta, mas uma bola e uma cesta.

O cristão, por sua vez, também possui elementos essenciais que sem os quais ele não o é. Ele precisa de fé e Jesus Cristo. Não é porque Jesus veio à terra que todos tenham se tornado cristãos ou dignos da vida eterna com Deus. Nem todos somos filhos de Deus: aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1.12). Também, não basta ter fé em algo simplesmente. Deve-se haver fé na pessoa e obra de Jesus Cristo, o messias.

O conteúdo básico do basquetebol, sua essência, é a bola e a cesta. Esse pequeno conjunto caracteriza o basquetebol. A fé e Jesus Cristo caracterizam a essência do cristão. Este, de fato passará a eternidade com Deus.

Um comentário:

  1. oi Zambs
    muito legal a idéia.
    mas eu acrescentaria mais um fator imprescindível de um cristão verdadeiro, praqueles que somente acham q são cristãos reais.
    a OBEDIÊNCIA. sem ela, tudo é em vão.
    "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus." Mt7.21

    "Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele"."Jo 14.21

    Quem não obedece, não ama... se não ama, não tem fé, e logo, não tem Cristo.

    bjos

    ResponderExcluir