terça-feira, maio 15, 2007

Uma nova identidade

Como você é conhecido? Através de seu nome? Apelido? Essa é sua identidade, ao menos parte dela. Da mesma forma, em Cristo possuímos uma identidade que nos é fornecido no ato de conversão, quando o Espírito Santo é selado em nós.

O apóstolo Pedro nos escreveu...
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam (1Pe 2.9-10 NVI).

De acordo com esta passagem, nós somo...
...geração eleita (cf. Dt 10.15)
também traduzido como raça eleita, significa que fazemos parte da descendência de Deus através de Sua vontade.

...sacerdócio real
a palavra real aqui não se refere ao oposto de irreal, como o antônimo de falso, mas pertencente à realeza. Hoje todos nós somos um tipo de sacerdote (1Pe 2.5) e não precisamos mais de alguém para intermediar nossas petições a Deus, como faziam os sacerdotes de Israel (Mc 15.37-38).

...nação santa
Somos um povo separado por Ele e para Ele (Rm 11.36).

...povo exclusivo de Deus
"os crentes pertencem pessoalmente a Deus" - Charles Ryrie.

Ao adquirirmos uma nova identidade, também devemos ter novos propósitos. Para apronfundar o conhecimento sobre este ponto, recomendo a leitura do livro "Vida com Propósitos" de Rick Warren (ed. Vida). Entretanto, somente quero citar aquele que considero o propósito de vida principal do homem:

Sejam santos porque eu sou Santo

Lv 19.2 / 1Pe 1.16

Ao obtermos a cidadania celestial, começamos a fazer parte de uma série de direitos e deveres.

Alguns direitos
- desfrutar do consolo do Espírito Santo;
- alegrar-se da privilegiada vida eterna garantida por Ele;
- desfrutar de bênçãos em função de sua fidelidade;

Deveres
O Reino dos Céus tem suas regras e princípios. Sua nova cidadania não o impede de estar alienado às regras deste Reino. Por isso, é importante que conheçamos o manual do Criador com o intuito de conhecermos mais a Ele e praticarmos Suas estipulações.

Expresse o prazer de ser um cidadão do Reino dos Céus e privilegie outros com a bênção da vida eterna
Certa vez um pastor me perguntou: "qual é a melhor coisa em ser cristão?" Eu respondi que era ter a certeza da vida eterna. Todavia, ele me disse que havia algo melhor do que isso. Ele me deu 10 minutos para pensar, mas não consegui nada melhor do que eu já havia dito. Então ele concluiu, "é saber que nós, como cristãos, podemos ser instrumentos dEle para que outras pessoas também tenham a vida eterna."

Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos,
para que também eles alcancem a salvação
que está em Cristo Jesus,
com glória eterna.
2Timóteo 2.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário