quarta-feira, setembro 02, 2009

O Garoto da Groselha (2Tm 2.15)

A história abaixo é verdadeira.

Tenho um amigo, que enquanto solteiro, gostava muito de groselha. Comi algumas vezes em sua casa e sempre havia groselha. Muitos de nós, especialmente durante a adolescência, fixamo-nos em uma bebida ou comida que desejamos, durante um tempo, que esteja sobre a mesa, à nossa frente todas as refeições. A groselha era seu caso. Aliás, não era qualquer groselha, era "a groselha," de uma marca específica.

Em uma das vezes que fui comer em sua casa, com seus pais e irmã presentes na mesa, presenciei o que poucos seriam capazes de fazer: perceber que a composição da groselha havia mudado, mesmo sem qualquer aviso do fabricante.

Depois dele tomar o primeiro gole de sua gelada groselha, ele disse: "a groselha está diferente." Eu conhecia aquela marca e de fato, achava ela a mais gostosa, mas não sentia diferença em seu sabor. Logicamente, todos da mesa provaram da groselha para saber se de fato a groselha continuava ou não com o mesmo sabor.

Ninguém percebeu mudança no gosto da groselha, mas ele insistiu, dizendo que a groselha não estava tão gostosa como antes, pois algo tinha mudado. Assim que o almoço terminou e todos deixaram a mesa, ele ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) daquele produto. Eles disseram que haviam mudado alguns componentes na fórmula, mas ainda não tinham divulgado isso para o consumidor tão claramente.

Meu amigo ficou contente por estar certo, provando seu conhecimento pelo produto, mas por outro lado triste, porque a nova fórmula não era tão gostosa como outrora.

Toda essa história era para ilustrar uma passagem da carta de 2Timóteo, onde Paulo diz: Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade (2.15 NVI - grifo meu). Meu amigo conhecia muito bem a groselha que ele tomava. Os cristãos precisam, semelhantemente, conhecer bem a Palavra de Deus, a Bíblia, chamada neste versículo de Palavra da Verdade.

Você é capaz de perceber detalhes que fazem toda a diferença sobre quem é Deus? Sobre Seu plano para o homem? Sobre a Salvação? Sobre Israel e a igreja? Todos os cristãos precisam, como o garoto da groselha, perceber minúcias através da seriedade no estudo das Escrituras Sagradas e que envolvem nosso desenvolvimento como filhos de Deus, mesmo quando outras pessoas não conseguem e afirmam que não há diferença. Todos precisamos ser bons manejadores da Palavra da Verdade, bons provadores de groselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário