quarta-feira, setembro 02, 2009

O Plano de Deus Para a Humanidade (Lição 1)

Introdução
É cada vez maior o número de pessoas que estão convictas de que o universo não é obra do acaso, e sim, o resultado da ação criadora de um Ser inteligente e poderoso. Sistemas altamente complexos são encontrados tanto no micro como no macro universo, deixando incrédulos bem confusos. O filósofo francês Voltaire foi honesto ao dizer: O mundo me perturba e não posso imaginar que esse relógio funcione e não tenha tido relojoeiro.

Einstein, um dos maiores cientistas que o mundo já conheceu também disse: O universo não é explicado satisfatoriamente sem Deus. O salmista também resumiu muito bem quando disse: Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos (Salmos 19:1).

O Senhor fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus (Jeremias 10:12).

Talvez você também já tenha buscado uma resposta mais coerente sobre algumas questões sobre a vida e até agora nada. Se você está assim, acompanhe comigo a seqüência do estudo.

O criador tem um plano para o homem
Depois de criar o universo e colocar a terra em condições ideais para a vida, Deus também criou o homem à sua imagem e semelhança. Ele compartilhou com o homem algumas de Suas características não físicas, como, por exemplo, a moralidade, a capacidade de raciocinar, de criar, de tomar decisões, e de manter comunhão com o seu criador. O ser humano foi, portanto, a coroa da criação de Deus por estar muito acima de tudo aquilo que Deus havia feito.

Além disso, Deus também colocou o homem num local ideal para se viver, onde ele tinha tudo aquilo que precisava para sua subsistência física. Além do ambiente, Deus também concedeu ao homem a satisfação emocional e espiritual, que era resultado da comunhão com Ele. Assim, o primeiro casal desfrutava do que Deus tinha de melhor para eles.

No universo há ordem e há finalidade. A ordem cósmica não se explica sem a Inteligência ordenadora. -- Eric Sevareide

Ao homem foi também concedida a liberdade de escolha. Assim, Deus deu orientações sobre o que podia e o que não podia fazer. A perseverança da felicidade dependia da obediência às orientações de Deus, que visavam apenas o bem do homem. Por outro lado, a rebeldia e a incredulidade com relação à Sua palavra, resultariam em morte, ou seja, a instalação do caos físico, emocional e espiritual.

Conclusão
Nessa lição aprendemos que o plano original de Deus era que o homem desfrutasse da vida de uma maneira plena. A condição era a obediência à Sua palavra. Mas, observando a situação atual do nosso mundo, com tanta violência e desunião entre as pessoas, guerras, doenças, fome e a falta de esperança, é possível que alguém pergunte: "Se Deus tinha um plano maravilhoso para o homem, o que aconteceu?" Antes de tudo, devemos saber que esse não era o plano de Deus, pelo contrário, Ele queria o bem das suas criaturas. Alguma coisa aconteceu para gerar um quadro totalmente oposto do propósito de Deus.

Na próxima lição, nós iremos conhecer o que realmente aconteceu, para que o mundo e a qualidade de vida chegasse a situação tão lamentável como vivemos hoje. É isto que vamos estudar na próxima lição (2).


Resumo da Lição
As maravilhas encontradas na natureza apontam para a existência de um Criador Poderoso e Inteligente. A Bíblia apresenta esse Criador como o Senhor Deus. Ele criou o homem e lhe proporcionou tudo aquilo que ele precisava para ter uma vida com sentido. Observando a triste situação do nosso mundo, somos levamos a afirmar que algo terrível aconteceu para que o caos surgisse.

Texto concedido gentilmente.
Fonte: Curso Bíblico


Conheça SABER AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário