sábado, setembro 05, 2009

Tentando Resolver o Problema (Lição 4)


Introdução
Ciente de sua triste situação, causada pelo pecado, o homem passou a correr atrás de soluções que viessem a por fim aos problemas causados pela separação de Deus. Eis algumas tentativas:

Religiões
O ser humano é essencialmente religioso. Em todas as culturas há a crença na existência de um ser superior. Essas crenças levam as pessoas a procurar, de alguma forma, aproximação com outros deuses e agradá-los com purificações e sacrifícios. O número de religiões no mundo é muito grande e difícil de precisar, pois a cada dia surgem inúmeras delas. Mas, mesmo com toda a diversidade de religiões, o ser humano ainda se sente impotente de eliminar essa barreira existente entre a criatura e o criador. Elas têm consciência de que falta alguma coisa. Por isso, eles criam novas religiões e novas práticas religiosas tentando saltar o grande abismo.

A religião de certas pessoas é semelhante a um carrossel: não conduz a nenhum lugar
-- E.C. Mackenzie

Boas Obras
Dentro dessas tentativas de transpor o grande abismo, está a prática de boas obras. É verdade que o amar ao próximo é um dever de todos nós, independente da religião. Mas algumas pessoas afirmam que obras são necessárias para se obter méritos diante de Deus. Será isso verdade? Em Efésios 2:8-9 está escrito: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. A salvação é, portanto, uma dádiva de Deus, e não fruto das obras. A mesma idéia é encontrada em Romanos 6:23: Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. O apóstolo Paulo também disse em Romanos 3:20 que ninguém será justificado diante dele por obras da lei. Assim, por mais que o ser humano tente obter méritos diante de Deus através de suas obras, ele sempre ficará aquém do alvo estipulado por Deus, pois todos nós somos pecadores.

Os Artifícios para Preencher o Grande Vazio
Vimos que, para encontrar a Deus o ser humano corre atrás de religiões. Entretanto elas não resolvem o problema da separação entre Deus e os homens. Por causa disso, o homem sente um vazio muito grande dentro de si, vivendo à procura de algo que venha resolver esse conflito. Alguns artifícios são:

- Filosofias
Muitas pessoas procuram combater o problema do vazio interior através de filosofias. Dizem que a religião é para os fracos de espírito e que, com relação ao pecado, basta ignorá-lo para sua consciência ficar tranquila. Será que isso basta? Outros ensinam que Deus é tudo, e que fazemos parte desse Deus. Desse modo nenhuma condenação haverá. Há também o ensino sobre a reencarnação, que o espírito passa por estágios de purificação e não de condenação, pois acham um absurdo a prestação de contas diante de Deus e, consequentemente, a condenação. Por isso, afirmam que o inferno é aqui mesmo, e que Deus é um Ser essencialmente bom, e que no final dos tempos salvará a todos. Com relação a esses ensinos a Bíblia, em Provérbios 14:12 nos adverte: Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

- Dinheiro e Riquezas
Algumas pessoas crêem que o dinheiro pode proporcionar uma felicidade duradoura e completa. Mas isso não é verdade. O dinheiro é importante para a nossa manutenção, porém ele não pode comprar o remédio para o vazio do homem. Em alguns casos, ele pode ser uma tremenda encrenca e perdição. Se ele não for usado corretamente, pode gerar muitos outros pecados, pois dele o ser humano nunca se satisfaz. Foi por isso que alguém disse certa vez: É melhor ser dono de uma moeda do que escravo de duas.

- Aparência Física
Não há nada de errado em ter uma bela aparência física. O problema é quando o visual é super valorizado. Ter um corpo atraente é o alvo de muita gente que crê que isso resultará em felicidade e realização interior. Talvez possa produzir reconhecimento dos outros, mas longe está de suprir uma lacuna interior que não é visível.

- Inteligência e Talentos
Uma pessoa talentosa e inteligente é muito bem aceita em todos os círculos sociais. Entretanto, apesar dessas capacidades serem dadas por Deus como ferramentas úteis à vida, elas também não são capazes de resolver o problema do vazio interior causado pelo pecado.

- Drogas
Quando as pessoas já tentaram, de todas as maneiras, preencher o seu vazio ou desejaram buscar a paz interior, e não conseguiram, muitas delas buscam a alternativa nos aditivos químicos para a alma, ou seja, nas drogas. Quanto a isso, nem precisamos falar muito, pois o efeito contrário e as consequências aparecem logo. Realmente não vale a pena.

- Lazer
A Bíblia não é contra o lazer, pelo contrário, Deus deseja que aproveitemos, de uma maneira sadia, as oportunidades que temos para curtir a vida. Mas todos os entretenimentos humanos proporcionam um prazer temporário. As nossas emoções oscilam e sempre ansiamos por algo contínuo.

O Fracasso das Tentativas Humanas e suas Consequências
Por sentir-se fracassado em todos os seus empreendimentos de alcançar a Deus e de preencher totalmente o seu vazio interior, o homem, muitas vezes, experimenta o efeito inverso de suas pretensões. São elas:
  • Culpa: por não alcançar o alvo desejado;
  • Ressentimento: por não receber amor e admiração;
  • Ansiedade e complexos: por reconhecer que nunca conseguirá preencher o seu vazio, sentindo-se assim, sempre aquém do que sua alma almeja.
Pensando nisso, alguém disse: A única maneira do homem ajudar a Deus, é permitindo que Deus o ajude. É isso que vamos ver no próximo capítulo. Já que o homem está impossibilitado de alcançar o alvo proposto por Deus, o que Deus fez para resolver o problema?

Resumo da Lição
O homem, apesar de todas as suas tentativas de alcançar a Deus e preencher o seu vazio interior, causado pelo pecado, sempre fica aquém do desejado. Por causa disso, ao invés de encontrar uma resposta para os seus dilemas, ele fica ainda mais confuso e desorientado. Mas será que há uma solução para esse problema? No próximo estudo vamos ver a solução de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário