segunda-feira, setembro 07, 2009

A Decisão que Cada Pessoa Precisa Tomar (Lição 6)


Introdução
Na lição anterior vimos quem é Jesus e o que Ele fez por nós. Aquela barreira que existia entre nós e Deus foi abolida na cruz. Onde Ele entregou a sua vida como sacrifício, morrendo em nosso lugar e em nosso benefício. Vimos também que Jesus agora oferece a salvação gratuitamente a cada pessoa. A salvação não depende das nossas obras e muito menos do nosso aperfeiçoamento pessoal antes de receber esse presente gratuito. Então, que passos precisamos dar para receber esse presente? É isso o que vamos aprender nessa lição.

Três passos:
Primeiro Passo:
RECONHECER O SEU ESTADO DE PECADOR. Já vimos anteriormente que não há nenhuma pessoa justa diante de Deus. Todos nós temos uma natureza pecaminosa e precisamos da Sua misericórdia. Em 1João 1:8 está escrito: Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Assim, o caminho para Deus nunca será o orgulho espiritual, ou a tentativa de atingir a perfeição, mas a humildade, reconhecendo que precisa da ajuda de Deus.

Segundo Passo:
ARREPENDER-SE DOS SEUS PECADOS E CONFESSÁ-LOS A DEUS. A Palavra de Deus desvenda a nossa triste condição de pecadores, afastados de Deus. A nossa natureza pecaminosa, que nos escraviza, nos induz a cometermos pecados que desagradam a Deus. Porém em 1João 1:9 lemos que Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. A condição para o perdão é o arrependimento e a confissão, ou seja, colocar-se diante de Deus, em oração, confessando o seu pecado.

Terceiro Passo:
Depois que você já reconheceu que é uma pessoa pecadora e já se confessou diante de Deus, é necessário dar o terceiro passo, que é: CRER EM JESUS E ENTREGAR A SUA VIDA A ELE. Apesar de Jesus ter morrido na cruz e ter pago um alto preço para religar o homem a Deus, somente aqueles que creem na sua pessoa e no seu sacrifício, é que receberão a vida eterna gratuitamente. A Bíblia afirma que quem crê será salvo. Crer é confiar de todo o coração e tomar uma atitude positiva em resposta aquilo que crê.

Diante de tudo o que Jesus fez por nós, temos que tomar uma decisão: aceitá-lO ou negá-lO. Infelizmente, algumas pessoas relutam em aceitar esse presente de Deus. Por que isso acontece?

Alguns Impedimentos
Algumas pessoas, quando estão diante dessa decisão, preferem deixar para mais tarde. Mas isso é muito perigoso, pois não sabemos o dia da nossa morte. Ela pode ser a qualquer momento. E morrer sem aceitar Jesus, como salvador, é perder a oportunidade de receber a vida eterna. Não existe uma oportunidade após a morte. Quando uma pessoa afirma que vai esperar um pouco, ela corre um perigo muito grande. É como o carro que quebra em cima do trilho do trem. Quando vê o trem chegando, ela pode sair do carro e, consequentemente, salvar a sua vida, ou pode continuar ali dentro, pensando no que vai fazer. Mas nesse segundo caso, enquanto ela pensa, também está correndo risco de vida. Assim também, deixar para depois pode ser muito perigoso.

Outras pessoas querem curtir a vida e deixar a decisão. Entretanto, isso é uma inversão de valores. Os bens materiais, a cultura, os títulos que a pessoa têm, não têm nenhum valor na hora da morte. Há momentos em que o importante é ter aquilo que é essencial à vida. Os bens materiais, o luxo, a cultura, a bela aparência, o dinheiro têm o seu valor. Mas em relação à vida eterna, o essencial é aceitar a Jesus.

A oportunidade bate, mas você tem de abrir a porta.
--Maltbie Babock

Diante de tudo o que Deus fez por nós, o que precisamos fazer para recebermos essa salvação?

Se depois desses estudos, você entendeu o plano de Deus e deseja aceitar Jesus hoje mesmo, basta fazer uma oração confessando os seus pecados e convidá-lO a entrar em sua vida. Uma sugestão de oração de entrega pode ser assim:

"Senhor Jesus, sei que sou pecador e que preciso da sua graça. Reconheço que o Senhor morreu na cruz por mim, pagando os meus pecados. Assim eu quero receber a vida eterna agora. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário