quarta-feira, julho 29, 2009

Quem é Seu Amigo?

Certa vez um soldado disse ao seu tenente:
- Meu amigo não voltou do campo de batalha. Senhor, solicito permissão para ir buscá-lo.
- Permissão negada, replicou o oficial. Não quero que arrisque a sua vida por um homem que provavelmente está morto.
O soldado,ignorando a proibição, saiu, e uma hora mais tarde regressou, mortalmente ferido, transportando o cadáver de seu amigo.
O oficial estava furioso:
- Já tinha dito que ele estava morto!!! Agora eu perdi dois homens!
- Diga-me, valeu a pena trazer um cadáver?
E o soldado, moribundo, respondeu:
- Claro que sim, senhor!!!
- Quando o encontrei ele ainda estava vivo e pôde me dizer, "tinha certeza que você viria!"



Autor desconhecido por mim

Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai...
Pv 27.10a

Um comentário:

  1. Mais sobre amizade:
    Amizade é uma coisa rara, e, no entanto, é a coisa mais alegre que a vida nos dá. Um amigo é alguém com quem estivemos desde sempre.
    Amigo é aquela pessoa em cuja companhia não é preciso falar. Basta a alegria de estarem juntos, um ao lado do outro. Amigo é alguém cuja simples presença traz alegria, independentemente do que se faça ou diga. A amizade anda por caminhos que não passam pelos programas.
    Uma lenda oriental conta de uma árvore solitária que se via no alto da montanha. Não tinha sido sempre assim. Em tempos passados a montanha estivera coberta de árvores maravilhosas, altas e esguias, que os lenhadores cortaram e venderam. Mas aquela árvore era torta, não podia ser transformada em tábuas. Inútil para os seus propósitos, os lenhadores a deixaram lá. Depois vieram os caçadores de essências, em busca de madeiras perfumadas. Mas a árvore torta, por não ter cheiro algum, foi desprezada e lá ficou. Por ser inútil, sobreviveu. Hoje ela está sozinha na montanha. Os viajantes se assentam sob a sua sombra e descansam.
    Um amigo é como aquela árvore. Vive de sua inutilidade. Pode até ser útil eventualmente, mas não é isso que o torna um amigo. Sua inútil e fiel presença silenciosa torna a nossa solidão uma experiência de comunhão. Diante do amigo, sabemos que não estamos sós, e alegria maior nao pode existir. (Rubem Alves)

    ResponderExcluir