terça-feira, julho 21, 2009

Levando a sério a impureza sexual em nossos dias

O título desta postagem é na verdade o título de um artigo da Coletânea de Aconselhamento Bíblico vol. IV, escrita por Tim Stafford. Tudo que estiver em itálico faz parte das palavras do texto original.


Hoje em dia, uma forma "normal" de lidar com a impureza sexual é fingir que ela não existe. Lascívia é uma palavra chave para entendermos sobre a impureza sexual e popularmente, ela conota fantasias sexuais e está quase sempre associada a figuras mentais de corpos nus, que tanto atraem o sexo masculino.

Ainda assim, este significado não tem um equivalente no Novo Testamento grego. A palavra "epithumia" (Mt 5.28, por exemplo) significa desejo. Outra palavra chave é cobiça, tradução hebraica encontrada no texto de Êxodo 20.17, não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

Através destas palavras conseguimos chegar ao ponto principal sobre o significado de lascívia: desejar coisas que não nos pertence. Isso é pecado. Quando um homem cobiça uma mulher, ele não está agradecido com aquilo que Deus lhe deu, mas está atormentado pensando naquilo que queria que Deus lhe tivesse dado. Ademais, o fato de eu não conseguir resistir à lascívia não faz com que ela seja aceitável.

Lascívia, desejo, cobiça, é mais do que gostar. É uma vontade de possuir que transforma coisas boas em objetos de adoração. Por isso, lascívia tem uma direta relação com idolatria. Aquilo que cobiçamos, nós idolatramos.

Alguns consideram que invejar o carro do vizinho ou imaginar-se com o galã da novela na cama seja algo natural. Ter este pensamento é perigoso e crê que a cobiça é característica fundamental do homem.

O autor diz que bahos frios, exercício físico, ocupação constante, versículos memorizados podem ajudar por um tempo, mas não eliminam o problema. Paulo diz aos colossenses para buscar as coisas do alto e pensar nas coisas do alto. Ele também diz, à igreja da Galácia, que domínio próprio é fruto do Espírito com a promessa: vivam pelo Espírito e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne (Gl 5.16).

A impureza sexual é um artifício do Inimigo que ataca todos os homens e mulheres. Em especial, o gênero masculino parece ser mais frágil a este tipo de ataque. Neste último domingo, durante uma aula sobre a vida de José, fiz uma rápida enquete onde a classe deveria dar uma nota entre zero (0) e cinco (5) sobre o nível de dificuldade que é a tentação sexual em sua vida. A nota média dos homens foi 3,5, enquanto das mulheres 2,3.

O artigo de Tim Stafford me ajudou a pensar mais sobre este assunto e não deixar de lado minha batalha contra a lascívia. Espero que essas palavras possam lhe ajudar de alguma forma também.

Recomendo a leitura de toda a Coletânea de Aconselhamento Bíblico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário