segunda-feira, abril 02, 2012

A história de amor de Oséias

Pregar através de um livro da Bíblia requer tanto um compromisso de boa exegese, quanto de aplicação em um determinado contexto cultural. 

Um exemplo maravilhoso de boa exegese e exposição, é o caso da equipe de ensino da Irving Bible Church, liderada por Andrew E. McQuitty (Th.M., 1985, D.Min., 1995) e do professor Barry Jones (Th. M., 2002, Ph.D., Wheaton, 2008). Eles recentemente terminaram uma série de seis partes sobre o livro de Oséias. Antes de cada mensagem a equipe de mídia preparou um curto vídeo que oferece um bom retrato contemporâneo, até emocional, do compromisso de Oséias a Gômer, vislumbrando o amor pactual de Deus para seu povo que tão nitidamente é descrito.

Parte 1 - Os 1.1-11: A aliança de amor de Deus
Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: "Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor". Por isso ele se casou com Gômer, filha de Diblaim; (Os 1.2-3 NVI) 



Parte 2 - Os 2.1-13: O complicado amor de Deus
A mãe deles foi infiel, engravidou deles e está coberta de vergonha. Pois ela disse: ‘Irei atrás dos meus amantes, que me dão comida, água, lã, linho, azeite e bebida’. Por isso bloquearei o caminho dela com espinheiros; eu a cercarei de tal modo que ela não poderá encontrar o seu caminho. (Os 2.5-6 NVI) 



Parte 3 - Os 2.14-23: O terno amor de Deus
"Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e vou falar-lhe com carinho. "Naquele dia eu responderei", declara o Senhor. "Responderei aos céus, e eles responderão à terra; e a terra responderá ao cereal, ao vinho e ao azeite, e eles responderão a Jezreel. Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’. (Os 2.14,21-23 NVI) 



Parte 4 - Os 3.1-5: O redentor amor de Deus
O Senhor me disse: "Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas". Por isso eu a comprei por cento e oitenta gramas de prata e um barril e meio de cevada. E eu lhe disse: Você viverá comigo por muitos dias; você não será mais prostituta nem será de nenhum outro homem, e eu viverei com você. (Os 3.1-3 NVI) 



Parte 5 - Os 6.1-6: O amor de Deus: nossa resposta
"Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas. Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença. Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra." (Os 6.1-3 NVI) 



Parte final - Os 14: O implacável amor de Deus
Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: "Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios. A Assíria não nos pode salvar; não montaremos cavalos de guerra. Nunca mais diremos: ‘Nossos deuses’ àquilo que as nossas próprias mãos fizeram, porque tu amas o órfão. (Os 14.1-3 NVI)


Fonte: Dallas Theological Seminary

Nenhum comentário:

Postar um comentário