quinta-feira, julho 16, 2009

Ambiente de Adoração

Não sei a origem da forma litúrgica dos cultos das igrejas que conheço. O momento musical, hoje muito mais chamado como momento de "louvor" ou "adoração", é pra mim muito gostoso e quase que fundamental à figura do culto. Posso louvar a Deus através de canções que mexem com meu coração e minha cabeça. Sim, muito com a minha cabeça, especialmente porque quero entender o que canto para Deus.

Para mim isso é fundamental: o adorador deve entender o que canta a Deus. Deve entender que há cancões que o faz se comprometer em ser mais santo, a orar mais e se dedicar a Ele de forma genuína. Há canções que eu não acho que deveriam ser cantadas pelos filhos de Deus por não representar o que Sua palavra nos ensina.

De qualquer forma, a canção abaixo tem uma letra que eu não entendo muito bem e até gostaria que possoas comentassem este "post" para me ajudar a entendê-la. Veja a letra da canção e em seguida minhas dúvidas.

Ambiente de Adoração
Igreja Batista de Água Branca

Como adorador, desejo me entregar
Por Teu sangue ouso aqui entrar
No Santo lugar

A alma com sede, deseja se expressar
Lábios prontos pra Te exaltar
No Santo lugar

Podes entrar, Jesus
Vem com Teu amor
Espalha Tua unção
Exala Teu perfume
Neste ambiente de adoração

Quieto, o Espírito deseja te encontrar
Por Teu óleo venho esperar
No Santo lugar

Dúvidas:
1. O que é o Santo Lugar?
2. Qual o significado de "por teu sangue 'ouso' aqui entrar?"
3. Aonde Jesus pode entrar? No Santo Lugar? Mas onde eu ousei antes entrar?
4. O que significa "espalha a tua unção" nessa canção?
5. O que há de especial neste óleo que o adorador espera no Santo Lugar?

Não tentarei responder às perguntas acima, especialmente porque não sei de fato o que o autor da canção tinha em mente com algumas palavras empregadas. Ainda assim, colocarei abaixo o que entendo, através da Bíblia, ser duas das expressões usadas na canção:

Santo Lugar
Hebreus 9.2 - Foi levantado um tabernáculo; na parte da frente, chamada Lugar Santo, estavam o candelabro, a mesa e os pães da Presença.

Unção
(segundo a compreensão neotestamentária)
1Jo 2.20 - Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.

Bem, espero que algumas pessoas possam me ajudar a entender melhor o texto para que da próxima vez que eu for cantar esta música, eu possa fazer em espírito e em verdade.

Um comentário:

  1. Bem, vamos lá... Vou fazer só 2 comentários: 'santo lugar' e 'ouso aqui entrar'.Entendo que Santo lugar é todo lugar em que eu louvo a Deus. Na era da graça, não há mais separação entre 'sagrado' ou 'santo' e 'profano' ou 'secular'. O que faz com que o lugar seja santo é o fato de Deus estar ali. Quanto ao 'ouso', penso que o autor está se referindo ao fato de nós, pecadores, podermos nos colocar diante de um Deus santo, o que pode ser considerado uma 'ousadia' para os descrentes. Mas o que me qualifica para chegar diante de Deus é o que Jesus fez, e quando eu me coloco diante de Deus, não é a mim que ele vê, mas o sangue de Cristo derramado sobre mim. É assim que eu entendo essas duas palavras desse lindo cântico!

    ResponderExcluir