segunda-feira, julho 13, 2009

Significado do Batismo – Bapto Vs. Baptizo

Nicander de Cólofon (Νίκανδρος ὁ Κολοφώνιος) foi um poeta e médico grego que viveu aproximadamente 200 a.C., na época helenística. Ele foi autor de obras em prosa e poemas didáticos. Escreveu sobre animais, plantas venenosas, seus sintomas e a utilização na medicina.

Entre um de seus escritos, está uma receita para a fabricação de picles, que nos ajuda a entender a diferença entre dois verbos gregos que significam "imergir", baptw e baptizw. Encontrei este texto na Bíblia Online:

O exemplo mais claro que mostra o sentido de baptizo é um texto do poeta e médico grego Nicander. É uma receita para fazer picles. É de grande ajuda porque nela o autor usa as duas palavras. Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro 'mergulhado' (bapto) em água fervente e então 'batizado' (baptizo) na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, o ato de batizar o vegetal, produz uma mudança permanente.

O texto abaixo é da apostila da classe de "novos membros" da IBCU, também conhecida como classe dos catecúmenos. Ela diz de forma sucinta o que este autor também crê ser o papel do batismo:
O Batismo na Bíblia era a maneira da pessoa expressar sua fé ao ouvir a mensagem. Com o tempo, por causa da falta de sentido por questões culturais distintas, o batismo passou a ser feito após esclarecimentos da conversão e do que é o batismo. O batismo em si não salva e não introduz ninguém na igreja (corpo de Cristo). O Batismo é importante devido ao seu significado. Assim como o batismo no Espírito (I Co 12:13) introduz o crente na Igreja, que é o seu Corpo, o "batismo na água é o meio pelo qual os crentes são publicamente introduzidos no discipulado (Mt. 28:19,20) e reunidos à Igreja Local" (Dr. Paul Jackson).

Espero que este artigo tenha ajudado o leitor a entender um pouco mais sobre o significado do batismo cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário