sexta-feira, fevereiro 22, 2013

O Sal da Terra

Por Fernando Leite
Fonte: IBCU

Na nossa experiência cotidiana, o uso do sal representa intensificar o sabor. Ainda que não aconselhado  pela classe médica, e até mesmo orientado a não se fazer uso dele, é comum pessoas salgando sua comida sem mesmo avaliar se isso é necessário.

Se por um lado em nossos dias o sal tem a propriedade de realçar o sabor, e de provocar certos problemas de saúde, nos tempos antigos estes aspectos não estavam nas considerações da sociedade dos tempos do Senhor Jesus. Assim, sua afirmação, 'Vós sois o sal da terra', jamais seria interpretada como meio de destacar sabor ou mesmo risco para a saúde.

O sal podia ser usado de duas formas:
1 - para conservação de produtos perecíveis, pois sua capacidade hidrófila não permite o desenvolvimento de bactérias, o que ainda vemos em nossos dias quando se trata de conservação de bacalhau ou carne seca;
2 - preservação da hidratação do corpo, pois em ambientes desérticos é mais fácil entrar em processo de desidratação. Assim podia-se chupar uma pedra de sal, o que contribuía tanto para dar sede e assim lembrar da necessidade de beber, como para reter o líquido no corpo.

Considerando estas ideias, como podemos conservar o mundo de deterioração, ou gerar sede? Em primeiro lugar, nossas vidas transformadas conforme os padrões do Senhor, é um meio de preservar a sociedade de nossos pecados, e até influenciar outros com a mesma conduta. Da mesma forma, com uma vida conforme os padrões de Deus, podemos gerar sede nas pessoas que estão longe de Deus, levando-os a desejar a vida com Deus.

Pensando na conservação do mundo, considero também que precisamos buscar formas aceitáveis de manifestar nossa indignação com o que é feito na sociedade que destrói a própria sociedade. Casos de corrupção, eleição de corruptos, violência, etc, são fatos que não podem nos deixar apáticos, alheios e indiferentes. Nós, brasileiros, estamos acostumados a aceitar o que é considerado absurdo em muitas sociedade, mas nós cristãos brasileiros precisamos orar pelo nosso país, e ainda usar do meios comuns para manifestar nossa indignação.

Ore e aja a favor do Reino de Deus em nosso Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário