Espanhóis criam a primeira igreja evangélica gay do país
ANELISE INFANTE
da BBC Brasil, em Madri
Um grupo de cerca de cem homossexuais espanhóis anunciou a criação da primeira comunidade religiosa para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais --a Primeira Igreja Protestante Inclusiva.
O grupo se define como "uma organização evangélica que não pretende discriminar ninguém por opção sexual ou credo" e pretende formar pastores, oferecer cultos e casar homossexuais, inclusive ateus.
Os criadores da igreja afirmaram que já têm preparados os estatutos da nova instituição e pedirão, ainda esta semana, a inscrição na Direção Geral de Assuntos Religiosos do Ministério da Justiça da Espanha.
Este pedido pode iniciar uma disputa legal com a Federação Espanhola de Igrejas Evangélicas, organização que reúne as 2.300 organizações que professam esta religião no país.
"A princípio não damos crédito a essa notícia. Eles primeiro têm que demonstrar que realizam atividades religiosas e aí veremos se o Ministério de Justiça admite ou não o pedido".
"Se forem aceitos e usarem o nome Evangélico, protestaremos com medidas legais, porque seria um uso indevido", disse à BBC Brasil o diretor da Federação Espanhola de Igrejas Evangélicas, Jorge Fernández.
Nenhum comentário:
Postar um comentário